Pular para o conteúdo principal

AMBIENTE: FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA CATÓLICA LANÇA CAMPANHA DE RECICLAGEM NA UNIVERSIDADE

Agência Ecclesia 18 de Maio de 2016, às 18:07 
       
«FCH Sustentátel» vai incluir a realização de um evento de «praxe ecológica»

Lisboa, 18 mai 2016 (Ecclesia) – A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresentou hoje o projeto ‘FCH Sustentável’ para informar e “alterar hábitos” de “reciclagem e tratamento de resíduos”.

“Uma embalagem hoje, o planeta amanhã” é o slogan do projeto ‘FCH Sustentável’ apresentado hoje na UCP, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas (FCH) em parceria com a ValorSul e a Cáritas Portuguesa.

O diretor da FCH afirmou que o projeto lançado na UCP, em Lisboa, decorre da encíclica do Papa ‘Laudato Sí’ sobre questões ambientais, publicada no dia 18 de junho de 2015, e quer “contribuir para melhor tratar da casa comum”.

“Esta campanha vai ter uma componente informativa e uma componente prática, a colocação de suportes para sacos de recolha de embalagens”, explicou Nelson Ribeiro à Agência ECCLESIA, acrescentando que o projeto pretende “alterar hábitos” no tratamento de resíduos no ambiente da universidade.

“As faculdades têm a responsabilidade de contribuírem para uma consciencialização ecológica e é importante que possamos ajudar a enraizar hábitos”, adiantou o diretor da FCH da UCP.

Joana Xavier, da direção de Comunicação e Imagem da ValorSul, afirmou que participar na reciclagem dos resíduos é uma forma de “dinamizar a economia” em Portugal.

“Quando separamos as embalagens estamos a conseguir aproveitar uma matéria-prima que de outra forma estaria inutilizada, dinamizar a economia portuguesa e a criar emprego, uma vez que não é necessário importar essas matérias-primas, e a reduzir o espaço nos aterros sanitários”, explicou a colaboradora da ValorSul, parceira deste projeto da FCH.

Por cada saco de embalagens de plástico recolhida, a ValorSul vai pagar 50 cêntimos que a faculdade da UCP decidiu fazer chegar à Cáritas para os projetos que desenvolve.

Para o presidente da Cáritas Portuguesa, é importante reciclar e ainda mais estudar a encíclica do Papa Francisco ‘Laudato si’.

“Estudai a encíclica do Papa sobre o cuidado da casa comum”, disse Eugénio Fonseca aos alunos durante a sessão de apresentação da campanha de sensibilização para a reciclagem e o tratamento de resíduos.

O projeto ‘FCH Sustentável’ iniciou hoje com uma conferência e a colocação de um suporte para resíduos de embalagens junto ao bar da Universidade Católica Portuguesa e vai continuar em setembro com a colocação de novos suportes e a realização de um evento de “praxe ecológica”.

PR

Comentários