Pular para o conteúdo principal

FÁTIMA: SANTUÁRIO ACOLHEU IMAGEM PEREGRINA NO FINAL DA SUA VISITA ÀS DIOCESES


Agência Ecclesia 13 de Maio de 2016, às 11:31       

D. António Marto destacou uma iniciativa que deu «alento» às comunidades cristãs e aos que «vivem as dificuldades do mundo»

Fátima, Santarém, 13 mai 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolheu hoje, na peregrinação internacional de maio, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora no final de uma visita de 12 meses às dioceses, iniciada há um ano.

Na oração que assinalou o encerramento da visita, 22 631 quilómetros depois, o bispo de Leiria-Fátima disse que a passagem da Imagem Peregrina pelas comunidades católicas do país foi sinal da “presença amorosa de Deus que continua a vir ao encontro do ser humano”.´

“Guiaste os bispos, presbíteros e diáconos de cada igreja particular, foste alento de todos os consagrados, a alma de cada família e a alegria dos agentes da pastoral; foste conselho dos que governam e dos que trabalham pela paz e olhaste para a condição dos que, nas periferias, vivem as dificuldades do mundo contemporâneo”, salientou D. António Marto.

“A tua Imagem branca, coroada e luminosa, transportou nas mãos os mistérios de Cristo Redentor que queremos viver e anunciar”, acrescentou o também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, exaltando ainda Maria como “mulher peregrina” que passa às pessoas “o modelo da missão e o ardor da Caridade”.

A Imagem Peregrina foi transportada num veículo automóvel ao longo do corredor central da esplanada do Santuário de Fátima, sendo saudada pelos presentes com palmas e os tradicionais lenços brancos, antes de regressar à Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Iniciada a 13 de maio de 2015, a peregrinação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está englobada na preparação das comemorações do centenário das aparições, marcado para 2017.

O evento teve como principal objetivo levar a “solicitude materna” de Maria a todos quantos em Portugal “procuram a força da sua intercessão” e “trabalham por um mundo melhor”.

Ao longo de 12 meses, a Imagem Peregrina percorreu as dioceses de Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Lisboa, Madeira, Aveiro, Açores, Porto e Leiria-Fátima, regressando esta sexta-feira ao Santuário.

A cerimónia de acolhimento à Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima decorreu durante esta manhã, durante a Missa da peregrinação internacional de maio, este ano é presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

No final da celebração, antes da habitual procissão do adeus, vai decorrer também a cerimónia da consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora de Fátima, com a participação de todos os bispos.

Uma iniciativa que, como explicou D. António Marto esta quinta-feira, acontece 85 anos depois da primeira peregrinação nacional dos bispos portugueses a Fátima e da consagração de Portugal a Maria.

JCP

Comentários