Pular para o conteúdo principal

LIVRO: MADRE TERESA - REZAR COM AS MÃOS E O CORAÇÃO

Evangelho de Jesus em Madre Teresa 
Por Padre Geovane Saraiva. Aguarde-o!

Padre Geovane Saraiva*
Na Solenidade da Anunciação do Senhor, celebrada aos 04/04/2016, o Papa Francisco declarou que a história da humanidade foi feita de uma “corrente de sim a Deus, à esperança do Senhor”, a partir de Abraão e Moisés, destacando, entre outros pontos, que, na Eucaristia da Solenidade da Anunciação do Senhor, no “sim” de Maria se “encontra o sim de toda a História da Salvação”, fazendo-nos recordar o sim didático e consequente de Madre Teresa: “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”.
Quando o Santo Padre anunciou a canonização de Madre Teresa, aos 15 de março de 2016, compreende-se melhor o sentido de instaurar o Reino de Deus. Deus, no seu indizível mistério de amor, escolheu esta santa criatura para a vida religiosa, sempre com seu sim, através dos gestos de caridade, em primeiro lugar aos empobrecidos da Índia, procurando com vigor escrever o Evangelho de Jesus, o livro aberto do qual nos fala o Santo Padre. Madre Teresa não só o escreveu, mas rigorosamente procurou vivê-lo em toda a sua plenitude, nos incontáveis gestos de amor para com os pobres mais pobres.

Portanto, a canonização de Madre Teresa, agendada para o dia 4 de setembro de 2016, por ocasião do 19º aniversário de sua morte, é causa de grande júbilo para o mundo cristão, por se tratar de uma figura humana, não só referencial, mas totalmente identificada e configurada com o Filho de Deus, que se fez pobre e obediente até à morte, e morte de cruz. Quando ela afirma: “É fácil amar os que estão longe, mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”, ensina-nos em profundidade o verdadeiro amor.

Tendo-a como referencial e exemplo, somos todos chamados a tornarmo-nos escritores vivos do Evangelho”. Convençamo-nos de que é sempre possível dizer “sim”, escrevendo o Evangelho com nossas atitudes, na assertiva de Madre Teresa: “O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas, sem ela, o oceano será menor”.

*Pároco de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência  Sacerdotal, integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

belasmensagens.com.br

Comentários

  1. Padre Geovane. Sua produção literária nos encanta e nos surpreende. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário