Pular para o conteúdo principal

PORTUGAL: FESTA DO SENHOR SANTO CRISTO LEVA MILHARES ÀS RUAS DE PONTA DELGADA


(Lusa)
Ponta Delgada, Açores, 02 mai (sirnoticias@hotmail.com) – A Diocese de Angra, nas Ilhas dos Açores, está vivendo uma das principais festas religiosas do arquipélago com as celebrações do Senhor Santo Cristo, que incluiu neste domingo uma Missa e procissão pelas ruas de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
A celebração eucarística no Campo de São Francisco foi presidida por D. João Lavrador, bispo de Angra, que este sábado convidou todos os que participam nas festividades a refletir sobre “a vitória de Jesus sobre o pecado, o sofrimento e sobre a morte, pela Sua Ressurreição”.
Diante da imagem, já no coro alto, depois da procissão da mudança, D. João Lavrador, que preside pela primeira vez a estas festas, destacou a centralidade de Cristo ressuscitado lembrando que Jesus Cristo não é um “princípio abstrato”, mas uma pessoa.
“Convido a contemplarmos o rosto de Jesus de Nazaré e a partir da sua imagem deixarmo-nos conduzir até ao Sseu mistério. Ele, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem”, declarou, numa homilia divulgada pelo portal diocesano, ‘Igreja Açores’.
O bispo de Angra advertiu para as “ideias deformadas” que a cultura projeta sobre o ser humano e o divino, sustentando que o “silêncio e a oração” são as únicas vias para desenvolver o  “conhecimento mais verdadeiro, aderente e coerente do mistério de Deus”.
“Não recusemos a exigência da missão que brota da contemplação de Jesus de Nazaré e nomeadamente da imagem do Santo Cristo que nos conduz até ao mistério de Jesus o Filho de Deus”, afirmou ainda.
O portal diocesano explica que a procissão da mudança é a “primeira grande marca” desta festa e acontece quando o provedor da Irmandade bate à porta do carro, no Convento da Esperança e as religiosas entregam a imagem que, durante dois dias, fica à guarda da Irmandade.
Além de percorrer o Campo de São Francisco, acompanhada de fiéis que cumprem as suas promessas, a imagem fica depois durante uns momentos no adro da igreja do Santuário e regressa ao coro alto de onde sai à noite, em procissão de velas, para a Igreja de São José.
Na tarde deste domingo houve a procissão pelas principais ruas de Ponta Delgada, num percurso que passa em todas as igrejas e conventos da cidade.
As ruas da cidade foram enfeitas com tapetes de flores naturais e as varandas cobertas com colchas.
A imagem está coberta este ano com uma capa em veludo e bordada a ouro oferecida por um jovem casal de emigrantes dos Estados Unidos.
A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores, do século XVI, é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada.
O culto a esta recriação do ‘Ecce Homo’ – ‘Eis o homem’, expressão atribuída a Pôncio Pilatos durante o julgamento de Jesus no Sinédrio - intensificou-se no século XVIII através da obra da irmã clarissa Teresa da Anunciada.

SIR

Comentários