Pular para o conteúdo principal

MÉXICO: DEFENDER O VERDADEIRO MATRIMÔNIO NÃO É DISCRIMINAR, DIZ CARDEAL

Família feliz / Flickr Ifoto.cl (CC-BY-NC-ND-2.0)

Cidade do México, 21 Jun. 16 / 07:00 pm (ACI).- O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, explicou que defender o matrimônio natural formado por um homem e uma mulher não é discriminar “nem perseguir ninguém”.

Assim indicou o Cardeal durante a homilia da Missa que presidiu no domingo, 19 de junho, na Catedral Metropolitana da Cidade do México ante centenas de fiéis presentes no dia em que foi celebrado o Dia dos Pais em muitos países.

As palavras do Cardeal foram pronunciadas depois que, no dia 17 de maio, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou que promoveria uma reforma na Constituição e no Código Civil do país a fim de reconhecer a nível nacional o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma proposta que permite também a adoção de crianças por homossexuais, a qual recebeu grandes críticas dos bispos do México e dos cidadãos.

Na homilia de domingo, o Cardeal Rivera explicou que “defender nossa fé e nossos princípios, como o matrimônio natural entre um homem e uma mulher, ou o direito das crianças, não é odiar, nem discriminar, nem perseguir ninguém”.

Do mesmo modo, “usar a linguagem da Sagrada Escritura para chamar o mal de mal e o pecado de pecado não é uma linguagem de ódio, pois se realmente amamos alguém devemos dizer-lhe a verdade, ninguém ama realmente dissimulando a verdade e usando a mentira”, assegurou.

O Cardeal recordou que ele e a Arquidiocese do México “fomos os primeiros a emitir um comunicado através do qual, de maneira firme, condenamos o terrível atentado cometido em Orlando onde assassinaram 50 pessoas inocentes, continuamos orando e seguiremos fazendo pelo eterno descanso das vítimas, pela recuperação dos feridos e pelo consolo de suas famílias”.

“Reitero que a fé em Jesus nos convida a dar a vida, inclusive a ofertá-la no martírio, mas jamais tirar a vida de alguém. Jesus denunciou e nos chama a denunciar o pecado, mas nunca odiar os pecadores. Inclusive, o Senhor nos diz que se queremos ser perfeitos, devemos amar os que nos odeiam, a não devolver mal por mal, a amar os nossos inimigos e rezar por eles”, continuou.

O Arcebispo Primaz do México incentivou também a não esquecer “que todos somos filhos de Deus, que temos uma dignidade única, a Igreja não odeia ninguém, a Igreja tem inúmeros inimigos, mas ela não é inimiga de ninguém, e a Igreja não tem vontade de condenar ninguém, mas, assim como Jesus, quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”.

“Não pedimos, exijamos o respeito e a tolerância que com todo direito outros nos pedem e exigem”, sentenciou.

A respeito da comemoração do Dia dos Pais, o Cardeal afirmou que “transmitir a vida humana é participar do poder criador de Deus. Gerar um filho ou uma filha é um ato sublime, misterioso e transcendente, pelo qual traz ao mundo uma pessoa nova, singular, única e irrepetível, a qual deve ser acompanhada em seu crescimento com amor e responsabilidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…