Pular para o conteúdo principal

MÉXICO: DEFENDER O VERDADEIRO MATRIMÔNIO NÃO É DISCRIMINAR, DIZ CARDEAL

Família feliz / Flickr Ifoto.cl (CC-BY-NC-ND-2.0)

Cidade do México, 21 Jun. 16 / 07:00 pm (ACI).- O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, explicou que defender o matrimônio natural formado por um homem e uma mulher não é discriminar “nem perseguir ninguém”.

Assim indicou o Cardeal durante a homilia da Missa que presidiu no domingo, 19 de junho, na Catedral Metropolitana da Cidade do México ante centenas de fiéis presentes no dia em que foi celebrado o Dia dos Pais em muitos países.

As palavras do Cardeal foram pronunciadas depois que, no dia 17 de maio, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou que promoveria uma reforma na Constituição e no Código Civil do país a fim de reconhecer a nível nacional o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma proposta que permite também a adoção de crianças por homossexuais, a qual recebeu grandes críticas dos bispos do México e dos cidadãos.

Na homilia de domingo, o Cardeal Rivera explicou que “defender nossa fé e nossos princípios, como o matrimônio natural entre um homem e uma mulher, ou o direito das crianças, não é odiar, nem discriminar, nem perseguir ninguém”.

Do mesmo modo, “usar a linguagem da Sagrada Escritura para chamar o mal de mal e o pecado de pecado não é uma linguagem de ódio, pois se realmente amamos alguém devemos dizer-lhe a verdade, ninguém ama realmente dissimulando a verdade e usando a mentira”, assegurou.

O Cardeal recordou que ele e a Arquidiocese do México “fomos os primeiros a emitir um comunicado através do qual, de maneira firme, condenamos o terrível atentado cometido em Orlando onde assassinaram 50 pessoas inocentes, continuamos orando e seguiremos fazendo pelo eterno descanso das vítimas, pela recuperação dos feridos e pelo consolo de suas famílias”.

“Reitero que a fé em Jesus nos convida a dar a vida, inclusive a ofertá-la no martírio, mas jamais tirar a vida de alguém. Jesus denunciou e nos chama a denunciar o pecado, mas nunca odiar os pecadores. Inclusive, o Senhor nos diz que se queremos ser perfeitos, devemos amar os que nos odeiam, a não devolver mal por mal, a amar os nossos inimigos e rezar por eles”, continuou.

O Arcebispo Primaz do México incentivou também a não esquecer “que todos somos filhos de Deus, que temos uma dignidade única, a Igreja não odeia ninguém, a Igreja tem inúmeros inimigos, mas ela não é inimiga de ninguém, e a Igreja não tem vontade de condenar ninguém, mas, assim como Jesus, quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”.

“Não pedimos, exijamos o respeito e a tolerância que com todo direito outros nos pedem e exigem”, sentenciou.

A respeito da comemoração do Dia dos Pais, o Cardeal afirmou que “transmitir a vida humana é participar do poder criador de Deus. Gerar um filho ou uma filha é um ato sublime, misterioso e transcendente, pelo qual traz ao mundo uma pessoa nova, singular, única e irrepetível, a qual deve ser acompanhada em seu crescimento com amor e responsabilidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* O corpo do jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na próxima terça-feira (9), no Memorial do Carmo, segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), respeitando o desejo do imortal. Cony morreu ontem (6), aos 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após dez dias de internação. Segundo a ABL, como a morte ocorreu em um fim de semana, procedimentos jurídicos e administrativos terão que ser resolvidos nesta segunda-feira (8). Após a cremação, suas cinzas devem ser lançadas em um local que remete a sua infância. Também a pedido do jornalista, seu corpo não foi velado na sede da academia. A amiga e também jornalista Rosa Canha disse que Cony desejava uma cerimônia íntima. "Ele não queria velório, não queria missas nem nenhum tipo de homenagens. Ele pediu muito que fosse uma cerimônia apenas para a família".  Saiba MaisTemer lamenta morte do jornalista Carlos Heitor Cony Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926.…

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/

Projeto do escritor e professor cearense Gonzaga Mota doa livros para escolas públicas da Capital e do interior

Por Diego Barbosa,  Com a ação, Gonzaga Mota já circulou por 20 instituições, ora aumentando acervos, ora criando novas mini-bibliotecas Com facilidade, a porta em que está cravada a placa "Livros de escritores cearenses" escancara-se em nova visão. Do outro lado do anteparo, o olhar mira num aconchegante espaço, onde repousam, organizadas e coloridas, obras de toda ordem. São títulos tradicionais e contemporâneos, exemplares de poesias, contos, crônicas, romances. Em comum a todos eles, o DNA nosso: possuem assinatura de cearenses. E querem ganhar mais mundos, outras trilhas. Mantido pelo escritor e professor Gonzaga Mota, o gabinete da descrição acima é recanto de possibilidades. Desde o começo deste ano, o profissional mantém um projeto de doação de livros para escolas públicas de Fortaleza e do interior, almejando estender o raio de alcance da leitura, especialmente entre crianças e jovens. A vontade de fazer com que os volumes saltem da…