Pular para o conteúdo principal

PAPA FRANCISCO: “JESUS NUNCA PERMANECE INDIFERENTE À ORAÇÃO FEITA COM HUMILDADE E CONFIANÇA”

Catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira

Copia-di-_0003101-740x493
Francisco En El Papamóvil Antes De La Audiencia De Hoy
Um grupo de refugiados acompanhou nesta manhã o Santo Padre, sentados ao seu lado durante a audiência geral desta quarta-feira. Durante a catequese apresentou-os à multidão de fieis dizendo que “muitos pensam que teria sido melhor que tivessem ficado na própria terra, mas lá sofriam muito. São nossos refugiados”.
Também advertiu que muitos os consideram excluídos. E por isso recordou que são “nossos irmãos” e que “o cristão não exclui ninguém, deixa que todos venham”.
El Santo Padre hizo sentar a su lado a un grupo de refugiados
Ademais, nesta manhã quatro crianças, vestidas com a alva que utilizam para a primeira comunhão tiveram a sorte de acompanhar o Papa Francisco no jeep descoberto, enquanto percorriam a praça de São Pedro cumprimentando os fieis vindos de todos os cantos da terra, os quais receberam o pontífice, como toda semana, com grande entusiasmo e em um ambiente festivo, agitando bandeiras e cantando viva o Papa!
A misericórdia purifica o coração. Esta foi a ideia principal desenvolvida pelo Santo Padre sobre a leitura da cura de Jesus ao leproso. Assim, na catequese desta quarta-feira, no resumo feito pelo Santo Padre em espanhol, indicou que a súplica que o leproso dirige a Jesus: “Senhor, se queres, podes limpar-me”, manifesta “o desejo profundo do homem de uma autêntica purificação que o una a Deus e o integre na comunidade”. Esta petição, fruto da fé e da confiança em Deus – destacou Francisco – encontra a resposta na ação e nos gestos de Jesus que, sentindo compaixão, se aproxima, o toca e lhe diz: “Quero, fica limpo”.
Por outro lado, o Pontífice sublinhou que “Jesus nunca permanece indiferente à oração feita com humildade e confiança” e rejeitando todos os preconceitos humanos, “se mostra próximo para ensinar-nos que não devemos ter medo de aproximar-nos e tocar o pobre e o excluído, porque neles está o próprio Cristo”. A ação de Jesus – acrescentou – não procura o sensacionalismo, mas cura com amor a nossas feridas, modelando pacientemente nosso coração de acordo com o seu.
Por fim o Papa garantiu que “o gesto messiânico de Jesus culmina com a inclusão do leproso na comunidade dos crentes e na vida social: assim se chega à plena cura, que além do mais transforma o curado em testemunha e anunciador da misericórdia de Deus”.
Em seguida, o Papa cumprimentou cordialmente os peregrinos de língua espanhola, especialmente os grupos provenientes da Espanha e América Latina e depois das saudações nas diversas línguas, o Pontífice dirigiu umas  palavras aos jovens, aos enfermos e aos recém-casados. Dessa forma, recordou aos jovens que Jesus lhes chama a ser “corações ardentes” e que devem corresponder com generosidade ao seu convite segundo o próprio talento. Pediu aos enfermos que ofereçam o seu sofrimento a Cristo crucificado para cooperar na redenção do mundo. Finalmente exortou os recém-casados a serem conscientes da missão insubstituível na qual lhes compromete o sacramento do matrimônio.
Zenit

Comentários