Pular para o conteúdo principal

SOLIDARIEDADE: ATO PROMOVE ABRAÇO COLETIVO NO PRÉDIO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA PARA EVITAR FECHAMENTO

Epidemias de malária, febre amarela e precariedade sanitária de Fortaleza são os elementos iniciais da narrativa da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. O hospital, inaugurado oficialmente em 1861, atende a população há 155 anos e está prestes a encerrar os atendimentos. Com o objetivo de salvar a unidade de saúde, os Amigos da Santa Casa (AMISC) promove no próximo sábado (18), às 9 horas, um ato para dar um abraço coletivo no prédio do hospital.
A ação acontece no Passeio Público. Para dar visibilidade e representatividade ao gesto, a AMISC espera que, no mínimo, duas mil pessoas compareçam ao evento. “O ato representa o envolvimento de todos na luta pela preservação da mais antiga instituição filantrópica do nosso Estado, que se vê ameaçada de fechar suas portas, como já ocorreu com dezenas de outros hospitais similares. Convocamos a comunidade, colaboradores, parceiros e artistas locais, enfim, todos que não são indiferentes aos mais necessitados”, convida a AMISC.

Os Amigos da Santa Casa reitera que o ato é um gesto de cidadania. “Temos que ajudar a manter o hospital que está sempre de portas abertas para atender a toda e qualquer pessoa, sem fazer distinção. Desde já agradecemos  esse ato de solidariedade”.

Saiba mais

  • 1861. A Santa Casa foi construída inicialmente com recursos públicos fornecidos à Província para resolver os problemas advindos da última epidemia de febre amarela. A Santa Casa foi inaugurada, a princípio, com 80 leitos e tinha como mantenedora a Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. O Dr. Joaquim Antônio Ribeiro foi o primeiro médico nomeado para trabalhar na Santa Casa, em 12 março de 1861. Formado em medicina pela Universidade de Harvard, Cambridge,na Inglaterra em 1853, foi o autor do "Manual das Parteiras".
  • 1915. Devido a grande calamidade pública que foi a seca de 1915 a Santa Casa passou a atender uma grande massa de retirantes sofrendo das mazelas da Grande Seca.
  • 1932. A Santa Casa muito cooperou para a instalação do primeiro Pronto-Socorro em Fortaleza. Até então, não dispunha de nenhum serviço de socorro de urgência.
  • 1961. A Santa Casa de Fortaleza completou 100 anos e contava então com 300 leitos e tornando-se um hospital de grande porte. As injeções de morfina e as contenções ativas foram substituidas por anestesias locais e tronculares, seguidas, após, das primeiras anestesias gerais a base de clorofórmio e éter em máscara aberta ou com a célebre Máscara de Ombredane.
  • Anos 80. A Santa Casa passou a integrar um modelo de atendimento médico baseado no Sistema Único de Saúde (SUS) e vivenciar a séria crise que a saúde pública veio a passar no País.
  • Inicio do século XXI. Nesta virada do século, a Santa Casa passa por uma séria crise que foi acumulada através dos anos. As dificuldades são muitas e permitem que o hospital sobreviva sem a ajuda de doações. Segundo a unidade, “o povo do Ceará e, principalmente, da cidade de Fortaleza tem nos ajudado a manter este hospital funcionando em prol dos menos favorecidos”. Fonte: Site da Santa Casa.

Serviço
Abraço Coletivo Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza
Data: 18 de junho de 2016 (Sábado)
Hora: 9 horas
Local: Passeio Público

*Foto: Reprodução / Internet

Comentários