Pular para o conteúdo principal

Livro destaca importância da Educação Moral e Religiosa Católica na formação integral dos alunos

Obra é da autoria do padre Jacinto Bento e tem prefácio do bispo de Angra, D. João Lavrador

Foto: Educris (arquivo)Angra do Heroísmo, Açores, 07 jul 2016 (Ecclesia) – O padre Jacinto Bento, diretor do Serviço Diocesana da Mobilidade Humana da Diocese de Angra, vai lançar no dia 14 de julho um livro sobre “o contributo da Educação Moral e Religiosa Católica na formação integral dos alunos”.
Em entrevista ao portal informativo “Igreja Açores”, o autor explica que a obra saiu de uma reflexão dedicada à “formação integral da pessoa”, feita no final da sua licenciatura.
“Aquela formação que visa o homem completo, tendo sempre em conta a educação para os valores e não apenas para o mercado do trabalho”, aponta o sacerdote.
Com prefácio assinado pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, o projeto tem por base os 20 anos de experiência do padre Jacinto Bento, como professor de EMRC.
O autor “procura enquadrá-lo na legislação vigent e orientá-lo para uma perspetiva educativa atual, segundo a qual se deve atender a todas as faculdades do jovem”.
“Ao longo de mais de vinte anos como professor de EMRC e alguns de Diretor Diocesano da Pastoral Escolar, fui vendo que esta disciplina, apesar da sua existência de pleno direito nas escolas e da sua importância para a formação integral dos alunos, nem sempre era devidamente reconhecida”, aponta o sacerdote.
Para o padre Jacinto Bento, sem a proposta de EMRC “o ensino fica mais pobre e poderá? ficar comprometida a educação integral dos alunos”.
“Acredito no ato educativo como promotor de desenvolvimento pleno e como tal considero que o lugar e o papel da disciplina curricular de EMRC necessita ser repensado e valorizado por todos os intervenientes no processo educativo”, escreve o sacerdote, na nota de abertura do livro.
O bispo de Angra também já se pronunciou sobre a obra, considerando-a um “riquíssimo contributo para prosseguir com esperança numa área fundamental da sociedade como e? a educação e o ensino” e que hoje está sujeita a “tantas ambiguidades”.
“Num tempo de enorme perplexidade por parte dos agentes educativos e de angustia para tantas famílias, a quem lhes e? tirada a responsabilidade primeira sobre a educação dos seus filhos, a Igreja quer estar presente para oferecer o seu contributo para a edificação da pessoa, que deve ser harmonicamente desenvolvida em todas as suas faculdades; caso contrário, esta? em causa o seu futuro”, frisou D. João Lavrador.
A apresentação do livro “O contributo da Educação Moral e Religiosa Católica na formação integral dos alunos”, do padre Jacinto Bento, está prevista para dia 14 de julho às 20h30, na livraria SEA em Angra do Heroísmo.
JCP

Comentários