Pular para o conteúdo principal

Vidança: 35 anos formando crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social

A história da associação se confunde com o percurso de vida da bailarina Anália Timbó. A presidente da Vidança começou a dedicação ao ballet aos dezesseis anos e logo partiu para o trabalho social. Passados mais de trinta e cinco anos, ela já foi reconhecida mundialmente pelo trabalho que desenvolve.

Foto: Arquivo Pessoal
A Escola Vidança mantém um trabalho de ensino da dança e outras linguagens artísticas
Hoje o vidança oferece para a Comunidade do  Vila Velha aulas de ballet (que contempla qualquer idade), percussão, curso de corte e costura, carpintaria, artes manuais, hip hop, capoeira, mídias digitais e outras oficinas pontuais. A Associação Vidança está localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Há trinta e cinco anos, a instituição trabalha com ações voltadas para a arte, formando crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social.
A história da associação caminha junto com o percurso de vida da bailarina Anália Timbó. A presidente da instituição começou a dedicação ao ballet aos dezesseis anos e logo partiu para o trabalho social. Passados mais de trinta e cinco anos, ela já foi reconhecida muncialmente pelo trabalho que desenvolve. Em entrevista a Agência da Boa Notícia, Anália fala sobre sua trajetória e a instituição, que agrega escola e companhia de dança.
(Agência da Boa Notícia) Como surgiu a Associação Vidança? O que a fez desenvolver uma instituição para crianças e adolescentes?
(Anália Timbó) A história da Associação Vidança se confunde com a minha pessoal. Sou professora, bailarina e coreógrafa. Alcancei essa formação graças a uma iniciativa pioneira de ensino da dança às classes populares. Em 1974, ingressei como aluna na Escola de Dança do Sesi (Serviço Social da Indústria) da Barra do Ceará, bairro aonde residia com meus pais. Em 1977, a Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do Sesi foi extinta, sendo que, em 1979, passei a trabalhar como professora na Escola de Dança do Sesi e dei continuidade. Dessa forma, segui com o  trabalho para crianças e adolescentes.  Deste modo fui repassando às classes populares meus conhecimentos como criadora (coreógrafa) e bailarina. Em 1981,  criei o Grupo Vidança, hoje Associação Vidança Companhia de Dança do Ceará.

(ABN) Quantas pessoas de beneficiam com o projeto?
Atualmente, são atendidos 200 crianças, adolescentes, jovens e adultos, residentes no bairro Vila Velha (bairro periférico situado em região de mangue) e nos bairros circunvizinhos.

(ABN) Quais atividades são disponibilizadas?
Na Associação procuramos desenvolver atividades para toda a comunidade, além da dança. Temos alguma atividades específicas para o público adulto. O trabalho consiste em ministrar aulas de Ballet Clássico, Ballet Contemporâneo, Danças Dramáticas, Dança Funcional, Danças Urbanas, Artes Manuais, Contação de Histórias, Capoeira, Corte e Costura e Percussão.
No contexto da Escola Vidança, realiza-se as seguintes ações:
Tambatuque do vidança, percussão/carpintaria, biblioteca comunitária, contação de histórias/cortejos nas calçadas, retalhos da vida/grupo intergeracional, vidança novas mídias e o núcleo de formação e profissionalização vidança.

Foto: Arquivo Vidança
 
(ABN)  O que é a Escola Vidança? E a companhia?
Escola Vidança – Escola de Formação Profissional de Pesquisa, Criação e Ensino da Dança - mantém, há 35 anos, um trabalho de ensino da dança e outras linguagens artísticas. No âmbito das linguagens da arte, proporcionamos a aquisição do saber sistematizado em Dança, tradicionalmente sonegado a estas populações de excluídos. A base biomecânica tem sua matriz no balé clássico, mas a partir deste se busca o manancial da cultura local, expresso nas danças dramáticas, ritos populares e na gestualidade particular do cotidiano das culturas. Também procedemos ao ensino da dança contemporânea e suas possibilidades. Este é o tripé: o balé clássico como base, a criação buscando as referências da cultura popular e das danças dramáticas populares e a dança contemporânea, alargando as possibilidades expressivas e as singularidades de cada pessoa, incorporando as múltiplas referências de variadas fases da história da arte. Já a  Companhia Vidança, surgiu da história das estratégias de dança vividas pelas populações mais empobrecidas. Em nosso caso, começou pela Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria); extinto o Sesi, tivemos de fundar a Associação Vidança Cia. de Dança do Ceará, pela necessidade que senti, junto com um grupo, que a gente chamava corpo de baile - e que me acompanha até hoje, agora como educadores -, de continuar o trabalho do ensino da dança.

(ABN) Como o projeto se mantém? Quais os desafios e os avanços alcançados?
Os maiores desafios residiram em encontrar profissionais qualificados e com disponibilidade de tempo para prestação de serviço para a instituição; e em manter o quadro de voluntários e prestadores de serviço fixo, fato que fez que tivéssemos que repetir procedimentos e formações, pois formavam uma turma e depois de seis meses já contávamos com outra equipe. Outro desafio foi o constante atraso em repasse dos recursos necessários para manutenção da organização, pois sem recurso, todos voluntários e contratados tinham que envolver-se na busca pela solução da falta de recurso.

(ABN) O que almeja para a Associação nos próximos  anos?
Estabelecer e manter parcerias com o poder público e com empresas privadas para assegurar a continuidade das ações da escola; reformar a sede da entidade com espaços adequados, de modo a promover com mais qualidade as atividades desenvolvidas pela escola; maior participação e comprometimento da comunidade para com as ações do projeto; fortalecer institucionalmente a entidade; e buscar parcerias para viabilizar o repasse da metodologia Vidança para mais escolas públicas e projetos sociais.

(ABN) Qual o principal estímulo (o que a motiva) ao desenvolver um projeto social para uma comunidade carente?
É sabido por todos que a educação e a arte têm salvado muitas pessoas da desistência da vida, da acomodação a estruturas perversas e difíceis. A Associação Vidança percebe seu compromisso e a grande importância de seu trabalho como elemento humanizador e, também, como agente formador de uma comunidade, onde o indivíduo expande dimensões vitais de crescimento, como a dimensão artística, exercendo seus talentos em benefício de si e do outro (um outro que se expande para a comunidade).

Serviço
Associação Vidança
Avenida L, número 402, Conjunto Nova Assunção - Vila Velha - Fortaleza, Ceará
Contato: (85) 3262-7599

Comentários