Pular para o conteúdo principal

Clube do Português ensina três formas eficientes de criar argumentos convincentes

Argumentar, explica Pedro Valadares, coordenador do Clube do Português, é mais do que expor uma ideia. Na coluna desta semana, ele fala sobre argumentação por ilustração, por exemplo e por analogia.

Foto: Reprodução / Internet
Argumentar é mais do que expor uma ideia. É fornecer elementos para gerar adesão à tese que se defende. Nesse sentido, uma das formas mais eficiente de fazê-lo é por meio de argumentos baseados em fatos. Esse grupo está dividido em três:

Argumentação por ilustração
Trata-se de apresentar uma proposição geral e depois lançar mão de um fato particular, que servirá de ilustração.
ex: Há cidades que ultrapassam o fator geográfico e passam a configurar um lugar simbólico no imaginário popular, incorporando valores e atributos. É o caso de Nova York, que traz em si o conceito de cosmopolitismo, modernidade e diversão.

Argumentação por exemplo
Essa forma age de maneira reversa à argumento por ilustração. Ela narra um fato particular e cria um argumento que ilustra um quadro mais amplo. Ele se baseia também em casos de probabilidade de repetição de casos idênticos.
ex: O fiscal foi preso hoje ao ser flagrado recebendo propina. Isso demonstra que há corrupção no funcionalismo público brasileiro.

Argumentação por analogia
É aquela que transporta algo que é válido em um contexto para outro.
ex: Abrir uma empresa é como saltar de Bang Jump. É necessário ter muito planejamento e cuidar dos detalhes, mas também uma boa dose de coragem de enfrentar riscos.

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua –http://eepurl.com/b5exUr
Veja mais no nosso canal do Youtube –https://goo.gl/VhBR7o

BÔNUS
Paraolímpico x Paralímpico


Boa Notícia

Comentários