Pular para o conteúdo principal

Exposição com obras de Picasso abre hoje no Rio

Mostra vai até 20 de novembro com classificação livre e entrada franca. Visitação pode ser feita de terça-feira à domingo, de 10h às 21h.


Do G1 Rio

Mostra concentra 138 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Paris (Foto: Musée national Picasso-Paris)Mostra concentra 138 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Paris (Foto: Musée national Picasso-Paris)

Estreia nesta terça-feira (13) na Caixa Cultural, no Centro do Rio, a exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”. A mostra reúne 138 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Parise que  traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases de Pablo Picasso.

Exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem” acontece de 13 de setembro à 20 de novembro (Foto: Musée national Picasso-Paris)
Exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”
acontece de 13 de setembro à 20 de novembro
(Foto: Musée national Picasso-Paris)
Do total de obras da exposição, 109 são do próprio Picasso, sendo 27 pinturas, 42 desenhos, 20 gravuras e 20 esculturas, incluindo 12 cerâmicas.
Dentre as outras obras, 22 são fotografias feitas por Andres Villers em parceria com Picasso, e três fotografias feitas por Pierre Manciet durante as filmagens de "La vie commence demain", de Nicole Védrès, feitas no ateliê do artista na França.
Sob a curadoria de Emilia Philippot, as obras estão dispostas em dez seções: “O primeiro Picasso. Formação e influências (por volta de 1900)”; “Picasso exorcista. As senhoritas de Avignon (processo da geometrização das formas)”; “Picasso cubista. O violão (relação com a música)”; “Picasso clássico. A máscara da antiguidade (a maternidade, o teatro e a dança)”; “Picasso surrealista. As banhistas”; “Picasso engajado. Guernica (estudos da obra, fotos e foco na apresentação da tela em 1953 no Brasil/ 2ª Bienal de São Paulo)”; “Picasso na resistência. Interiores e vanitas (processo de trabalho durante a guerra, vida doméstica e vaidades)”; “Picasso múltiplo. A alegria da experimentação (da cerâmica ao fotograma)”; “Picasso trabalhando. O Mistério Picasso (a magia de seu processo criativo na pintura)”; e “O último Picasso: o triunfo do desejo (erotismo em todos seus estados)”.

A exposição, que ficará em cartaz até 20 de novembro, tem entrada gratuíta e classificação livre. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Caixa Cultural Rio de Janeiro funcionará em horário especial durante greve dos bancários (Foto: Musée national Picasso-Paris)Caixa Cultural Rio de Janeiro funcionará em horário especial durante greve dos bancários (Foto: Musée national Picasso-Paris)
Os organizadores do evento lembram que durante o período da greve dos Bancários, a Caixa Cultural Rio de Janeiro abre, de terça a sexta-feira, após as 18h (sujeito à alteração) até às 21h. Nos finais de semana e feriados, o horário de funcionamento será normal, das 10h às 21h.
Obras serão dispostas de acordo com um roteiro cronológico e temático em dez seções (Foto: Musée national Picasso-Paris)
Obras serão dispostas de acordo com um roteiro
cronológico e temático em dez seções
(Foto: Musée national Picasso-Paris)
Exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”
Entrada Franca
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galerias 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Datas: 13 de setembro a 20 de novembro de 2016
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Visitas mediadas e informações: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiênci
a

Comentários