Pular para o conteúdo principal

Os melhores títulos de obras raras, edições esgotadas e livros clássicos com preços cômodos

Filial da Livraria Arte & Ciência, no Centro, tem mais de 12 mil livros usados para comercialização
Em prateleiras abarrotadas ou sites despretensiosos há uma infinidade de livros a serem descobertos, saboreados e levados para casa. Atualmente, os sebos fogem do estereótipo de local empoeirado com obras velhas. É possível encontrar, nas lojas físicas ou online, obras que estão fora de catálogo, peças colecionáveis, livros para estudo e, com sorte e disposição para garimpar, exemplares autografados pelos autores.

No Brechó Literário Rimbaud, no Benfica, há livros em francês, inglês e espanhol para todos os gostos (e bolsos). Para atender os estudantes de instituições próximas, o acervo é concentrado em História, Filosofia, Psicologia, Línguas e Literatura Estrangeira. “As pessoas têm o fetiche pelo livro usado. Ele tem uma história”, pontua Débora Costa Maia, proprietária. Por isso, os leitores ficam horas vasculhando as estantes e folheando páginas já gastas. Não é apenas o ato de comprar, é o ato de reencontrar o livro. Como a comunhão de dois amantes.

Os preços mais baixos podem até ser um atrativo, mas não são determinantes para a aquisição de livros usados. Na internet, é possível encontrar exemplares que já sumiram dos catálogos das grandes editoras ou livrarias. Um afago para quem precisa fazer trabalhos acadêmicos ou pesquisas com títulos específicos. No site Livros Difíceis, por exemplo, o usuário cadastra o título e os administradores executam o trabalho de garimpo até achar.

Na contramão da crise, Vladimir Ilitch Guedes resolveu expandir a venda de livros usados e abriu uma filial da Livraria Arte & Ciência, uma das mais antigas da Cidade. Na avenida 13 de maio, a unidade tem o térreo dedicado aos exemplares novos e o primeiro andar todo de livros usados. Em outra parte do prédio estavam guardados 12 mil títulos, em perfeito estado, prontos para ganhar o mundo e os leitores. E foi esse o acervo levado para o Centro, na loja inaugurada em agosto na rua Major Facundo. “Um oásis no caos”, afirma Vladimir. 

DICAS PARA CUIDADOS E CONSERVAÇÃO
1 Retire todos os livros das prateleiras e limpe as superfícies. Use uma flanela ou pano para limpar os exemplares individualmente.

Não coma ou beba enquanto manuseia os livros. Restos de alimentos, respingados no livro, podem manchar o papel e atrair insetos.

3 Não armazene os livros ao sol. A exposição deixa as páginas amareladas.

Lave bem as mãos antes de manusear livros antigos.

Faça uma limpeza periódica na biblioteca, verificando se há algum livro muito danificado.

CUIDADOS AO COMPRAR ONLINE
As compras feitas através da Internet ainda são vistas com ressalvas por muita gente. No caso de livros (e outros tipos de produtos usados) é necessário tomar algumas precauções.

1 Avalie se o valor é realmente justo e não deixe de pesquisar em vários sites. Existem ferramentas que sinalizam por email quando os valores têm redução.

2 Pesquise o estado de conservação do livro: peça fotos, avalie os detalhes possíveis e só feche negócio ao ter certeza da boa conservação da peça.

3 Confira as referências da empresa e veja os comentários de outros usuários no Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Nunca compre se o site tiver um histórico negativo. Uma estratégia é conferir os rankings divulgados pelo Procon.

4 Tenha certeza da clareza no prazo de entrega. Se os termos não estiverem definidos, evite a compra. É melhor ficar sem o livro e prevenir uma dor de cabeça.

5 Sempre confira qual empresa vai fazer a entrega. Grande parte dos sites utiliza os serviços dos Correios. É importante pedir um código para monitorar o percurso da encomenda.

Veja se o site é um ambiente seguro para cadastrar seus dados. Só coloque informações pessoais se houver certificação de segurança.


Serviços


FÍSICOS

Brechó Literário Rimbaud
Onde: Rua Aratuba, 2142 -Benfica
Outras info: 3281 9302

Livraria Arte & Ciência
Loja I: avenida 13 de Maio, 2400 - Benfica
Loja II: rua Major Facundo, 954 -Centro
Outras info: 3283 4422

Livraria Só Livros
Onde: rua 24 de Maio, 765 -Centro
Outras info: 3063 8000

Sebo O Geraldo  
Onde: rua 24 de Maio, 950 -Centro
Outras info: 3226 2557
VIRTUAIS

Estante Virtual
Com usuários em todo o País, é possível encontrar dos clássicos aos livros raros.

Livraria Acervo
Reúne acervo de filosofia, história, literatura, teatro, cinema, música e outras artes http://livrariaacervo.com.br
Livros Difíceis
Especializado em livros raros e edições esgotadas. O site também faz busca, mediante encomenda. www.livrosdificeis.com.br
Flanarte
Ampla oferta de títulos. Tem acervo variado em crítica literária, literatura clássica e artes. www.flanarte.com
O Povo

Comentários