Pular para o conteúdo principal

Com Leandro Karnal e Valter Hugo Mãe, programação da Feira do Livro 2016 é divulgada

Por: Alexandre Lucchese

Com Leandro Karnal e Valter Hugo Mãe, programação da Feira do Livro 2016 é divulgada Anderson Fetter / Agencia RBS / Divulgação/Anderson Fetter / Agencia RBS / Divulgação
Leandro Karnal e Valter Hugo MãeFoto: Anderson Fetter / Agencia RBS / Divulgação / Anderson Fetter / Agencia RBS / Divulgação
A Feira do Livro de Porto Alegre estará com estrutura menor em 2016, mas não menos qualificada. É o que defende a Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade que organiza o tradicional evento, que volta à Praça da Alfândega entre 28 de outubro e 15 de novembro. Por conta da recessão econômica, o espaço ocupado na Praça da Alfândega estará menor neste ano, mas a programação não ficará marcada por ser menos extensa do que as de edições anteriores. A agenda de bate-papos, palestras e sessões de autógrafos do evento foi divulgada nesta quinta-feira, revelando a participação de consagrados escritores nacionais e estrangeiros, como o israelense David Grossman, a cubana Teresa Cárdenas, a sul-africana Futhi Ntshingila, o mexicano Jorge Volpi, o português Valter Hugo Mãe e o brasileiro Leandro Karnal.
– Em matéria de programação, de construção da nossa cultura, a Feira nunca esteve tão forte. Ela foi enxugada de forma física, econômica, mas em termos de qualidade e densidade, está cada vez maior – afirmou Marco Cena Lopes, presidente da CRL, ao divulgar a agenda do evento.
Por conta da redução de despesas em estrutura, a área internacional da Feira migrará pela primeira vez para dentro do Memorial do RS. Já a área infantil e juvenil, que por muitos anos ocupou o Cais do Porto, seguirá sobre a Alameda da Sepúlveda, como nas edições mais recentes. Para Cíntia Moscovich, patrona desta edição, serão dias de muita celebração:
Publicidade
– Será uma feira de muita cerveja. A gente quer se divertir muito. O livro é vida, e nada impede de que, com os livros, a gente se divirta e tenha mais vida ainda.
Sobre a escolha dos participantes que vão compor as 170 mesas de debate desta edição, Jussara Rodrigues, responsável pela programação, explica que há um equilíbrio entre reverenciar grandes escritores, mas também ajudar a divulgar novos talentos.
– Vamos celebrar os clássicos, com homenagens a autores locais e clássicos, debater temas do presente e projetar o futuro da nossa literatura e da nossa sociedade por meio dos livros.
Destaques da programação
Entre os destaques da Feira está o escritor peruano Jeremías Gamboa, que fala sobre o seu livro Contar tudo, no dia 29, na Sala Leste do Santander Cultural (7 de Setembro, 1.028), às 18h. Ele será recebido por Carlos André Moreira e mediação de Deise Leite Bittencourt Friedrich.
No dia 30 de outubro, será realizado um evento especial com o escritor e pacifista israelense David Grossman em comemoração aos 10 anos do Fronteiras do Pensamento no Thetro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n), às 11h.
Vencedora do prêmio Casa de las Américas por Cartas para minha mãe, a autora cubana Teresa Cárdenas estará na Sala Leste do Santander Cultural (7 de Setembro, 1.028), às 18h, no dia 1º de novembro. Ela será apresentada por Caio Riter e Angela Rolla (Confraria Reinações).
No dia 2, será lançada a edição crítica de Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, às 14h, no Auditório Barbosa Lessa CCCEV (Andradas, 1.223).  Com Robson de Freitas Pereira, Lucia Serrano Pereira, Paulo Gleich e Marta Pedó sob a mediação de Otávio Augusto Winck Nunes. No mesmo dias, o livro A odisseia: memórias e devaneios de Jupiter Apple, de Juli Manzi, será lançado às 19h, no Teatro Carlos Urbim (Avenida Sepúlveda, entre Av. Mauá e Siqueira Campos). Além do debate do autor com Marcelo Ferla e Cristiano Bastos, também haverá o pocket show Juli Manzi e os Amigos de Júpiter.
Carol Teixeira e Fabrício Carpinejar promovem o bate-papo Amor e sexo na pós-modernidade, no dia 4, a partir das 17h30min, na Sala Oeste do Santander Cultural.
O escritor português Valter Hugo Mãe irá conversar com o público no dia 6, além de lançar seu novo livro Homens imprudentemente poéticos, às 14h30min, no Auditório Barbosa Lessa do  Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Andradas, 1.223).
No mesmo dia, às 16h, será lançado Colloríssimo, de Breno Serafini, com Abrão Slavutzky, Maria da Glória Bordini e Luis Fernando Verissimo, na Sala Oeste do Santander Cultural.
Também no dia 6 há o lançamento do livro Nenhum de Nós - a obra inteira de uma vida, com o autor Marcelo Ferla e a presença dos integrantes da banda, às 17h, na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS). Já às 18h30min, Daniel Galera, Daniel Pellizzari, Clara Averbuck e André Czarnobai falam sobre o zine eletrônico Cardosonline, no Auditório Barbosa Lessa.
Com sete livros lançados e ampla visibilidade na internet e na mídia, o historiador gaúcho Leandro Karnal conversará com o público no dia 8, no Teatro Carlos Urbim, a partir das 16h.
No dia 10, Lucas Silveira, vocalista da Fresno, fala sobre o livro Amores impossíveis e outras perturbações quânticas, às 14h, no Teatro Carlos Urbim. Às 17h, Moisés Mendes, Flávio Ilha, Carlos André Moreira e Jorge Furtado debatem o papel do texto literário no jornalismo, no Auditório Barbosa Lessa.
No dia 11, a Feira contará com a presença do escritor e crítico espanhol Juan Gómez Bárcena, que lança seu novo livro O ceú de Lima, às 18h, na sala Leste do Santander Cultural.
Já no dia 15, o escritor de Martinica, Patrick Chamoiseau, presenta sua obra em bate-papo com Zilá Bernd, às 16h, no Auditório Barbosa Lessa.
Veja a programação completa da Feira do Livro no site oficial do evento.
Zero Hora

Comentários