Pular para o conteúdo principal

Jornalista cearense é contemplada com prêmio nacional na categoria impresso

A reportagem premiada: Prevenção ao Suicídio: Redescobrindo a vida, foi publicada no dia 19 de junho de 2016 no Caderno Ciência & Saúde do jornal O Povo

Foto: Arquivo pessoal
Por Márcia Rios

Com matéria especial sobre suicídio, jornalista Thaís Brito ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Psiquiatria na categoria impresso .A reportagem premiada: Prevenção ao Suicídio: Redescobrindo a Vida, foi publicada no dia 19 de junho de 2016 no Caderno Ciência & Saúde do jornal O Povo.

Para Thaís a experiência de falar sobre suicídio foi muito interessante principalmente quando se procura formas responsáveis de discutir sobre o assunto.  “As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) deram um bom direcionamento da melhor forma de expor o tema, falando acerca da prevenção, de que existem maneiras de ajudar, meios de evitar a interrupção da vida. Foi um desafio, mas, é importante não nos calarmos em relação a temas tão importantes quanto esse”, afirma Thaís.

A ideia da matéria surgiu com o convite da Associação Brasileira de Psiquiatria para o Congresso Brasileiro de Psiquiatria em Florianópolis, no mês de novembro do ano passado. “Durante o congresso tive oportunidade de assistir palestras e participar de várias conferências que abordaram o tema. Essa experiência me deixou mais segura para prosseguir com a reportagem”, diz a jornalista.

Thais também falou da oportunidade e do tempo necessário para desenvolver a matéria o que possibilitou uma boa oportunidade de preparação, leitura acerca do assunto, estudo de fontes e outras características imprescindíveis para uma reportagem responsável.
Foi o primeiro prêmio conquistado por Thaís. “Foi um trabalho onde vários profissionais se empenharam, o jornal nos deu apoio e a matéria teve um bom retorno de nossos leitores”, explica. Eu e mais dois colegas estamos finalistas em outra premiação, quem sabe não virá o segundo por aí?,  comemora Thaís.

Thaís Brito é repórter desde 2013 do caderno Cotidiano -  Jornal O Povo.


Boa Notícia

Comentários