Pular para o conteúdo principal

Rio recebe certificado de Patrimônio Mundial da Unesco

A cidade do Rio de Janeiro e seu impressionante encontro entre praias e montanhas recebeu oficialmente, nessa terça-feira (13), o certificado de Patrimônio Mundial da Unesco na categoria paisagem cultural urbana, anunciado há quatro anos.
O organismo destacou a "extraordinária fusão" entre sua beleza natural e suas construções para premiar a Cidade Maravilhosa em uma cerimônia aos pés do Cristo Redentor.
A Unesco decidiu em 2012 converter o Rio de Janeiro na primeira cidade a se tornar Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural e urbana.
Durante esses quatro anos, entretanto, as autoridades brasileiras tiveram que elaborar um relatório detalhado explicando como será protegido o patrimônio que compreende o Parque do Flamengo, Pão de Açúcar, Corcovado, praia de Copacabana, Jardim Botânico e Floresta da Tijuca.
Pouco antes, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, lançou a campanha "Amigos do Cristo Redentor" para arrecadar fundos e continuar a conservação do monumento e as melhorias na recepção dos visitantes.
A manutenção do Cristo requer três milhões de reais anuais para cobrir os gastos fixos de uma das maiores atrações da cidade, por onde passam três milhões de pessoas por ano, segundo a Arquidiocese.
De acordo com os planos, o Cristo Redentor passará por uma restauração em 2017.

AFP

Comentários