Pular para o conteúdo principal

Secult divulga selecionados para programa Agentes de Leitura

Image-0-Artigo-2170043-1
Os bolsistas classificados deverão dedicar vinte horas semanais para projetos relacionados a bolsa do Programa Agentes de Leitura ( Foto: Felipe Abud/Secult )
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou na última sexta-feira (2) o resultado final do VII Edital Bolsa Agentes de Leitura do Ceará 2016. A formação dos classificados acontecerá durante toda essa semana, até sexta (9), em nove cidades: Fortaleza, Parambu, Granja, Viçosa do Ceará, Assaré, Porteiras, Quixelô, Poranga e Pedra Branca.
Ao todo, o investimento do Governo do Estado no edital é de R$ 918.720,00, recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e destinados a promover o incentivo à leitura, com os agentes indo de casa em casa, realizando atividades de integração social e fruição literária.
A bolsa tem como objetivo democratizar o acesso à leitura para as famílias beneficiadas e incentivar o hábito.
Os bolsistas classificados deverão dedicar vinte horas semanais para projetos relacionados à bolsa, como a disponibilização de livros e a mediação da leitura.
Logística
"A nova turma de agentes terá um grande papel a desempenhar nesses 34 municípios (contemplados) do nosso Estado, com muitos benefícios para as famílias e para as comunidades", destaca o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.
Cada um receberá uma bolsa de complementação de renda no valor de R$ 440 e atuará nos bairros e comunidades onde vivem, atendendo a diversas famílias com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura, incentivando a frequência na atividade.
O acompanhamento das ações é feito por meio de relatórios mensais elaborados pelos agentes e enviados à Secult, de reuniões quinzenais com os agentes articuladores e de outras atividades promovidas pela Coordenação do projeto Agentes de Leitura.
Objetivos
O secretário Fabiano dos Santos Piúba, responsável pela criação do programa que hoje tem alcance nacional, destaca a importância da nova turma de agentes, visto que o "Agentes da Leitura" envolve diversas áreas de política pública, desde a cultura, a educação, a juventude, a cidadania e o desenvolvimento social.
"Outros objetivos importantes são contribuir para o programa Ceará Pacífico, por meio da incorporação dos Agentes de Leitura nas áreas de vulnerabilidade social, e para a ampliação e o fortalecimento das políticas de inclusão social e cidadania cultural no Ceará", aponta ele.
A lista completa dos selecionados (incluindo classificáveis) esta disponível no portal da Secretaria da Cultura: www.Secult.Ce.Gov.Br
Diário do Nordeste

Comentários