Pular para o conteúdo principal

Filmes de Brasil e Chile competirão no Festival de Cinema de Berlim

Cena do filme Vazante, uma das produções brasileiras selecionadas. (Divulgação)
Por Patricia Avila
Um filme chileno sobre a vida de uma empregada que tenta seguir adiante após a morte de seu namorado e uma produção brasileira ambientada na época colonial competirão pelo prêmio máximo do Festival Internacional de Cinema de Berlim, no qual o ator Diego Luna será parte do júri.
Os organizadores do festival anunciaram nessa terça-feira a exibição de cerca de 400 filmes em todas as mostras e 18 títulos competindo pelo Urso de Ouro de Berlim.
"Uma Mulher Fantástica", uma co-produção de Chile, Estados Unidos, Alemanha e Espanha dirigida por Sebastián Lelio, integra a lista de filmes na competição, que também inclui as obras "The Dinner", com Richard Gere e Laura Linney, e "The Party", da britânica Sally Potter.
Na lista de produções concorrentes também aparece a brasileira "Joaquim", do diretor Marcelo Gomes. Mesclando realidade e ficção, ela trata do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi tenente, ficou famoso por capturar contrabandistas de ouro e que no filme espera poder libertar sua amante, uma escrava negra.
O diretor do festival, Dieter Kosslick, disse durante uma coletiva de imprensa realizada na segunda-feira que os filmes competindo formam "um programa sobre a coragem e a confiança com muito humor".
Fora da competição estarão o trabalho mais recente do espanhol Alex de la Iglesia, a comédia negra "El Bar"; o quinto filme como diretor do ator Stanley Tucci, "Final Portrait"; o capítulo mais recente da saga "X-Men", "Logan", com Hugh Jackman, e "T2 Trainspotting", de Danny Boyle, uma sequência que conta com o mesmo elenco do original, mas 20 anos mais tarde.
O mexicano Diego Luna, visto recentemente nos cinemas como um dos protagonistas de "Rogue One", aventura derivada da franquia "Star Wars", irá integrar o júri, que nesta edição é presidido pelo cineasta holandês Paul Verhoeven.

Reuters

Comentários