Pular para o conteúdo principal

Acadêmico de Enfermagem é condecorado por ato de heroísmo

O governador do Ceará, Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela, entregaram a Medalha Herói João Nogueira Jucá aos três bombeiros militares e aos dois civis que participaram do resgate de um bebê e uma criança em acidente no sábado de Carnaval, na localidade de Lajedo, em São João de Aruaru, Morada Nova/CE.
Entre os condecorados com a honraria, está o acadêmico de Enfermagem  Toni Rafael da Silva Lima.  Ele estava indo visitar os pais, quando viu a cena: “Ao chegar tinha umas 15 pessoas gritando. Cheguei, e entrei no canal, que estava muito forte a corrente. Outras pessoas também me ajudaram. Colocamos uma corda para puxar o carro e logo avistamos as crianças”, detalha.
Logo que viu o bebê, o estudante pensou que seria um brinquedo pelo tamanho da criança. “Vimos a criança, depois o bebê, mas eu pensei que fosse um brinquedo porque era muito pequeno e mole, mas retiramos e eu comecei a fazer os primeiros passos para socorrer. Eu tentava reanimá-la e eu ensinava o rapaz o procedimento para ele reanimar a outra criança. Conseguimos, graças a Deus”, relembra. 
Foram 13 minutos de reanimação até a bebê acordar. “Não foi fácil. Mas quando vi a bebê chorando, para mim valeu tudo. Porque para mim, ela estava morta e quando ela começou a chorar, para mim, foi o melhor de tudo, o fato dela estar bem e ter recebido alta, para mim é muito gratidão a Deus”, emociona-se.
Osvaldo Albuquerque, Toni Rafael e Bruna Leite
O presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, parabenizou o estudante de Enfermagem pelo ato de bravura e após ouvir emocionado os relatos do jovem e futuro enfermeiro, declarou: “A humanidade precisa de mais exemplos como seu. O conhecimento acadêmico foi primordial para o atendimento, mas nada supera a coragem e o gesto humanitário  que você realizou”.
Toni Rafael que é aluno do Centro Universitário Estácio do Ceará, também deverá ser homenageado pela universidade, segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Bruna Leite que esteve presente à solenidade representando a reitora Ana Flávia Chaves.
Coren-Ce

Comentários