Pular para o conteúdo principal

A importância da língua portuguesa no mundo


«A língua portuguesa significa um fator de união, principalmente para seus falantes. Contribui para a coesão e a sua importância é estratégica, porque se repararmos, além de elemento de comunicação, também já é um instrumento de trabalho em várias organizações», afirma o angolano Xavier Rosa, a propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura, que se assinala esta sexta-feira, 5 de maio. 

Em declarações à ONU News, que desafiou pessoas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a testemunharem sobre a importância do idioma, Raul Cabral, da Guiné-Bissau, também realçou as vantagens da língua portuguesa na união de culturas. «O português é, se calhar, das poucas línguas que existe quer na África, quer na Ásia, na América Latina, na Europa. Diria que, em muitos casos, é a união dos povos e de culturas». 

Já a portuguesa Ana Carmo, a viver nos Estados Unidos da América (EUA), destaca a emoção e a sonoridade presentes no idioma. «Expressar-me na língua portuguesa é bem diferente, por exemplo, do que falar em inglês. É muito diferente escrever em português do que escrever em inglês porque tem muito mais emoção. Na língua portuguesa tenho muito mais facilidade em expressar os meus sentimentos e acho que as palavras têm uma sonoridade muito bonita», declarou. Na próxima semana, a CPLP tem prevista uma sessão de comemoração, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos EUA.


Fátima Missionária

Comentários