Pular para o conteúdo principal

Professora lança livro sobre Direito Ambiental

Capa do "Fundamentos epistemológicos do Direito Ambiental" (Foto: Divulgação)
Ampliar o olhar do Direito Ambiental, buscando dialogar com outras disciplinas para melhor aplicá-lo, a fim de obter melhores resultados para todos. Esse é o objetivo do livro “Fundamentos epistemológicos do direito ambiental”, da professora de Direito da Uni7 Germana Belchior, que será lançado amanhã, dia 24, no auditório do curso de Direito da instituição.
A obra é direcionada a todos os estudantes, pesquisadores e aplicadores do Direito Ambiental, que buscam ter uma visão mais sistêmica, dinâmica e dialogada dos problemas ambientais. Além disso, é interessante para aqueles que não são da área do Direito, mas que pesquisam e aplicam a questão do meio ambiente no âmbito de suas atividades técnicas e profissionais.
Para escrever o livro, Germana uniu direito e filosofia. “Epistemologia é uma área da filosofia que reflete sobre as condições que se pode obter o conhecimento”, explica. Segundo ela, o meio ambiente não pode ser definido apenas com o que está na legislação: “O conceito de meio ambiente se renova a cada instante com as mudanças sociais e econômicas. Portanto, não dá para usar somente a lei para aplicá-lo. O objetivo do meu livro é buscar essa transdisciplinaridade, para que o Direito Ambiental seja mais bem compreendido e aplicado”.
A obra, publicada pela editora Lumen Juris, é fruto da tese de doutorado de Germana, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O interesse de Germana pelo Direito Ambiental começou em 2007, quando ela iniciou seu Mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC). “Quando comecei meu mestrado, deparei com muitas normas do Direito Ambiental e percebi que é preciso unirmos a outras disciplinas e criar ferramentas que proporcionem ampliação do debate”, considera.
O livro tem a apresentação de José Rubens Morato Leite, professor da UFSC e presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde, entidade que atua na defesa do meio ambiente.
Sobre a autora
Germana Belchior é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Direito Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora das disciplinas de Direito Ambiental e Metodologia da Pesquisa Jurídica na Uni7; auditora fiscal da Receita Estadual do Ceará; vice-presidente da região Nordeste do Instituto O Direito por um Planeta Verde; diretora técnico-científica da Fundação Sintaf; e membro do Conselho de Leitores do O POVO.
SERVIÇO
Lançamento do livro “Fundamentos epistemológicos do Direito Ambiental” (Editora Lumen Juris), da autora Germana Parente Neiva BelchiorQuando: nesta quarta-feira, 24/5, a partir das 19 horasOnde: Auditório do curso de Direito da Uni7 (av. Almirante Maximiano da Fonseca, 1395 – bairro Luciano Cavalcante)
DANIELA NOGUEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Participe da Coletânea "100 Poetas e 100 Sonetos"

O Instituto Horácio Dídimo de Arte, Cultura e Espiritualidade está selecionando 100 poetas para compor a Coletânea “100 Poetas e 100 Sonetos”. Os sonetos são de tema livre e devem ser metrificados em qualquer tamanho ou estilo, rimados ou não. 

Não haverá taxa de inscrição e nem obrigatoriedade de aquisição do livro pelos participantes, que em contrapartida cedem seus direitos autorais. 

A data e local do lançamento da coletânea serão definidos posteriormente. 

Para participar, envie o seu soneto para o email ihd@institutohoraciodidimo.org ou pelo formulário até 10/07/2019 com uma breve biografia.

Por https://institutohoraciodidimo.org/2019/06/11/coletanea-100-poetas-e-100-sonetos/