Pular para o conteúdo principal

Coleções de museus gerenciados pelo Ibram estão disponíveis no Google Arts & Culture

quadro
[Ex-voto da] Batalha dos Guararapes é uma das mais de 450 obras capturadas pelo Art Camera
Uma foto da família imperial na varanda da casa da princesa Isabel, em Petrópolis, feita por Otto Hess. As jóias, as pinturas, a carta de D. Pedro I a seu pai anunciando a independência do Brasil. As coleções de cinco museus gerenciados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão disponíveis no Google Arts & Culture.
Ao todo, são mais de 1.300 obras de arte e 18 exposições virtuais entre o acervo digitalizado do Museu Lasar SegallMuseu Histórico Nacional, Museus Castro MayaMuseu Nacional de Belas Artes e Museu Imperial. O Ibram é responsável por 30 museus espalhados pelo Brasil, e este projeto é o primeiro passo para disponibilizar digitalmente, para as pessoas do mundo todo, algumas das maiores riquezas culturais do Brasil.
Nesta primeira fase, mais de 450 obras foram capturadas com a Art Camera do Google, uma câmera capaz de digitalizar com uma super-resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu.
Pessoas de diferentes países agora podem visitar o quadro mais icônico de Lasar Segall, o “Navio de Emigrantes”, o “Nu deitado”, de Di Cavalcanti, “Recado Difícil”, de José Ferraz de Almeida Júnior ou o “Panorama do Rio de Janeiro”, entre tantos outros que estão disponíveis pela primeira vez por meio de celulares, tablets ou dos computadores de casa.
Diário do Nordeste

Comentários