Pular para o conteúdo principal

Exposição de Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo promove bate-papo com artistas

Mostra 'Infinito Instante' em exibição na capital mineira tem programação com conversa com artistas e palestra com doutora em Artes Visuais.

Exposição inédita cruza três conceitos presentes nos projetos individuais dos artistas: o desejo, a liberdade e a construção.
Exposição inédita cruza três conceitos presentes nos projetos individuais dos artistas: o desejo, a liberdade e a construção. (Élcio Paraíso/Divulgação)

A exposição Instante Infinito, de Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo, que ocupará a Galeria de Arte BDMG Cultural até o dia 16 de outubro, conta com uma programação especial, com bate-papo com os artistas e palestra com Sônia Salcedo Del Castillo, arquiteta, urbanista, cenógrafa, especialista em história da arte e da arquitetura, mestre em história e crítica da arte e doutora em artes visuais.
Nesta quinta-feira, 28, às 19h, Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo participarão de uma roda de conversa na galeria de arte. Em pauta, as trajetórias artísticas, a longa amizade entre os artistas e curiosidades. “Vamos falar sobre a maior parte das coisas de que temos tratado, como amigos e parceiros, desde que nos conhecemos, no distante ano de 1988: a arte, a vida, o enfretamento do racismo, a filiação de ambos ao orixá Ogum, o amor, a amizade e muito mais. Será mesmo uma conversa aberta e solta entre duas pessoas que se gostam e se admiram profundamente”, conta Ricardo Aleixo.
No sábado, 30, às 11h, a curadora de arte Sonia Salcedo Del Castillo realizará uma palestra aberta ao público, na qual comentará sobre a exposição Instante Infinito, propondo questões para Ricardo Aleixo, como curador da exposição, e para Jorge dos Anjos, como artista. “Aproveitando a passagem da Sonia por Belo Horizonte, a convidamos para participar desta palestra”, explica Ricardo. Sonia é autora, entre outros títulos, do livro “Arte de expor – curadoria como expoesis”. A arquiteta e urbanista tem também experiência carnavalesca, televisiva e teatral, com produções de cenário, figurino, pesquisa e produção de arte.
Infinito Instante
Tudo começou com um convite do BDMG Cultural para que Jorge dos Anjos realizasse uma mostra de seu trabalho na comemoração dos 55 anos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Motivado a também celebrar as quase três décadas de sua amizade com o poeta Ricardo Aleixo, Jorge concebeu, com o parceiro, Infinito Instante.
A exposição inédita, planejada especialmente para ocupar a galeria da instituição e o entorno do edifício, parte de uma estrutura que cruza três conceitos presentes nos projetos individuais dos artistas: o desejo, a liberdade e a construção. A mostra multissensorial une esculturas, objetos tridimensionais, gravuras, poesia virtual, videoarte, design sonoro, performance intermídia, arte vestual, fotografia digital e outros formatos.
Conheça mais sobre os artistas
- Jorge dos Anjos
Desenhista, pintor e escultor, Jorge dos Anjos nasceu em Ouro Preto e iniciou cedo seus estudos na Fundação de Arte da cidade. Aluno de Amílcar de Castro, Ana Amélia e Nello Nuno, fez cursos de desenho, gravura, pintura e escultura. Realizou exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, onde também possui obras que integram importantes museus e coleções particulares. Habilidoso, produz esculturas em madeira e ferro, pinturas, aquarelas e objetos.
- Ricardo Aleixo
Ricardo Aleixo é natural de Belo Horizonte. Poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor, atua principalmente nas poéticas experimentais com a voz e intermídias. Foi curador do Festival de Arte Negra (FAN) de Belo Horizonte de diversas exposições, além de coordenar projetos como o Tricentenário de Zumbi e a Bienal Internacional de Poesia. É autor dos livros Impossível nunca ter tido um rosto, Modelos vivo, Quem faz o quê? Trívio poemas, A ranha Ariadne e Mundo Palavreado.
 Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta Instante Infinito, de Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo
Visitação: de 26 de agosto a 16 de outubro, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), de 10h às 18h
Horário estendido: quinta-feira, de 10h às 21h
Programação:
28/09 – 19h – Roda de conversa – Jorge dos Anjos e Ricardo Aleixo
30/09 – 11h – Palestra com Sonia Salcedo Del Castillo
Galeria de Arte do BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

BDMG Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …