Pular para o conteúdo principal

Fortaleza sedia mobilização nacional em defesa da infância

Como resultado, será apresentado na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei de iniciativa popular, para garantir a efetiva participação dos adolescentes em ações de combate ao trabalho precoce

Estudantes de todo o Brasil estarão reunidos em Fortaleza, nos próximos dias 04 e 05 de setembro, para discutir uma série de medidas em defesa da infância. Estimular a participação dos adolescentes na formulação e monitoramento de políticas públicas é o principal objetivo do Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI), iniciativa do Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE). Como resultado, será apresentado na Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei de iniciativa popular, para garantir a efetiva participação dos adolescentes em ações de combate ao trabalho precoce.

Para o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, o evento será a oportunidade de formar lideranças nos estados. “Vamos envolver os adolescentes e criar condições para apoiar esse movimento, garantindo a efetiva atuação dos jovens nos espaços de políticas públicas em suas cidades e também em nível estadual”, detalha. A expectativa é reunir mais de quatrocentos participantes, entre eles representantes de mais de cem municípios cearenses, além de estudantes de todas as regiões do país.

Idealizadora do projeto social Cinco Passos – que já atendeu mais de 9 mil alunos na cidade paulista de Atibaia e região – a estudante Anna Luiza Calixto Amaral destaca que o evento será oportunidade única para multiplicar experiências. “O protagonismo vai muito além de uma ferramenta de mobilização. É, na verdade, um viés importantíssimo no cenário político e social brasileiro para resolução de uma série de violações de direitos, como o trabalho infantil”, defende.

Também vão enriquecer os debates profissionais dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e coordenadores do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, o Peteca. Os dois dias de evento serão divididos entre momentos de plenária e debates em grupos. “Teremos, por exemplo, um painel com os presidentes dos conselhos para tratar sobre a participação dos estudantes, que já é objeto de uma resolução do Conselho Nacional, o Conanda”, antecipa Lima.

Militante na área da infância e juventude, Alana Mangueira, de Sergipe, cita ativista indiano vencedor do Prêmio Nobel da Paz, para falar sobre a expectativa para o evento. “Como diz Kailash (Satyarthi), nenhuma fronteira é intransponível diante do poder dos jovens. Será um momento muito importante para reunir nossas forças, nossas experiências, nossas vozes e dizer: chega de trabalho infantil! ”.  

Serviço
Encontro Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (ENAPETI)
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – UNIPACE (Av. Pontes Vieira, 2391 – 5º andar)
Dias 04 e 05 de setembro
Das 8h às 17h

Com informações da Assessoria de Comunicação
Boa Notícia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …