Pular para o conteúdo principal

Adelaide Ferraz, neta do filósofo Pietro Ubaldi faz palestras gratuitas em Fortaleza

Pensador cristão do Século XX,o filósofo Pietro Ubaldi (1886-1972), é autor de uma obra com 24 volumes que une ética, moral, ciência e espiritualidade. Nela, procurou demonstrar a existência de uma Lei Universal que a tudo dirige. Metade de sua obra foi escrita na Itália, onde nasceu em terras franciscanas, na cidade de Foligno, e a outra metade no Brasil, onde residiu com sua família na cidade de São Vicente (SP), por 20 anos, até a sua morte.
Como estudiosa e propagadora deste filósofo, a sua neta Maria Adelaide Castro Ferraz estará em Fortaleza, para proferir duas palestras. A primeira, com o tema “Pietro Ubaldi, uma luz para a humanidade”, acontecerá nesta sexta-feira, dia 24/11, às 19h, no Centro Espírita Pedro O Apóstolo de Jesus (Cepaj), Rua dos Arariús, 245, Praia de Iracema. A segunda, sobre “A Função Evolutiva do Amor”, será no dia seguinte, sábado, 25/11, às 15h, no Grupo Espírita Paulo e Estevão (Gepe), Sede Piedade, Rua Padre Antonino, 451. Os dois eventos têm entrada franca. Abertos a todos os interessados.
Adelaide Castro é professora de Física e Matemática, e orienta dois grupos de estudos sobre o pensamento do avô Pietro Ubaldo. Ela também é Terapeuta Floral e Mestre Reike, com iniciação em Budismo Tibetano. Conviveu com Ubaldi até os 27 anos, quando o avô faleceu. Desde então, vem divulgando a obra ubaldiana por todo o País. Esta é sua segunda visita à Fortaleza, onde participa de eventos organizados pelos grupos de estudo de Pietro Ubaldi, do Cepaj e do Gepe.

Ubaldi

O livro “A Grande Síntese”, escrito por Ubaldi entre 1932 e 1935, é tido como uma de suas principais obras, versando sobre uma proposta de compreensão unificada entre todas as formas de conhecimento humano. Não é à toa que seus pensamentos, por serem universalistas e imparciais, vêm despertando um público cada vez mais crescente de estudiosos, cientistas, religiosos em geral, escritores e simpatizantes no Brasil e no Exterior.
Ubaldi aponta um caminho para a evolução do ser, com base no amor e na sabedoria, princípios do que aponta como a Lei de Deus. Conforme um de seus estudiosos, José Amaral, no livro “Pietro Ubaldi e o Terceiro Milênio”, o filósofo revela que todos têm o dever do exemplo (primeiro dever). Isto porque, somente com o exemplo se pode pregar quaisquer princípios, demonstrando, antes com fatos que com palavras, que eles podem ser vividos.
A filosofia de Ubaldi é viva e prática. Oferece uma verdade, nunca imposta. “Eis o patrimônio espiritual de cada consciência. Nunca introduzir-se na alma alheia com a violência da argumentação, numa guerra de idéias, para subjugar o semelhante; antes, procurar todos os meios de comunicação que conduzam à compreensão”, afirmou o pensador em uma carta escrita em 1952, em Gúbio, Itália, reafirmando o caráter imparcial e universal de seus escritos.

Serviço

Palestras com a professora Adelaide Ferraz, sobre o pensamento do filósorfo Pietro Ubaldi.
Abertas ao público.
Sexta-feira(24) às 19h, no Cepaj, Rua dos Arariús, 245, Praia de Iracema;
Sábado(25) às15h, no Gepe Piedade, Rua Padre Antonino, 451.
Contato:(85) 98721.0188/ 99781.2453.

Com informações da organização do evento
Boa Notícia

Comentários