Pular para o conteúdo principal

Livro de cearense é traduzido para o francês e terá lançamento na França e no Canadá

O autor cearense Ítalo Anderson conseguiu um marco para sua vida de escritor ainda jovem. Ele vai a Paris (França), Montreal e Quebec (Canadá) para o lançamento da versão traduzida para o francês do seu primeiro livro de poemas “Gaveta Aberta” (Futurarte Poesia), lançado no Brasil em 2014.
Ítalo nasceu em Fortaleza, mas vive em São Paulo desde os 19 anos. Com contato com a literatura e as artes desde a infância, frequentou cursos livres como o Laboratório de Linguagens Visuais, na Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes e Oficina de Dramaturgia, na Universidade Federal do Ceará.
O livro em questão traz uma poesia fresca, juvenil e muito pictórica. Ao lê-la, e através de recursos estilísticos riquíssimos dos quais se destaca a metáfora, somos levados a um imaginário poético imbuído de realidades, emoções e inquietações.
“Alcançar a comunidade francófona com meu trabalho é mais uma confirmação de que vale a pena acreditar no que faço, especialmente por arriscar na poesia nacional. Vou com um frio na barriga, pois sei que estou lidando com um público exigente, leitores de grandes nomes como Rimbaud e Baudelaire. Estou pronto para o que vier”, comenta.
Prêmio Jabuti
Em 2017, o autor concorreu com o seu segundo e mais recente lançamento “Pelo Ralo: poesias que se foram”, lançado durante a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2016), ao Prêmio Jabuti na categoria Poesia.
Tribuna do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …