Pular para o conteúdo principal

Poeta estrangeiro traduz poemas de cearenses para o francês

O poeta francês Jean-Pierre Rousseau fez uma apresentação, em Fortaleza, de poemas e poetas brasileiros e cearenses. Ele contou com a parceria do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), escritor e ator Ricardo Guilherme.
Os poemas lidos e traduzidos para a língua francesa foram vendidos em seus livro, com direito a sessão de autógrafos. Jean-Pierre Rousseau é conhecido por traduzir a poesia cearense, como a de Patativa do Assaré, para o francês.
A declamação de poesias aconteceu na Aliança Francesa, espaço que promove a cultura francofônica em Fortaleza. Os participantes ressaltaram que o poeta francês torna a cultura cearense mais valorizada.
Confira a lista de poemas traduzidos para o francês:
(FOTO: Tribuna do Ceará)
Poetas brasileiros:
Murilo Mendes (1901 – 1975): Estrelas, o mau Samaritano
Cecília Meireles (1901 – 1964): Lua adversa, Apresentação
Mário Quintana (1906 – 1994): Poema da gara de Astapovo
Adélia Prado (1935): A serenata
Poetas cearenses:
José Albano (1982 – 1923): Cantiga I
Julio Maciel (1888 – 1967): Verde
Patativa do Assaré (1909 – 2002: Aos poetas classicos, O Burro
Arthur Eduardo Benevides (1927 – 2013): Nuvens
Francisco Carvalho (1927 – 2013): Casa velha, Pela metade, A canção e o pão
Luciano Maia (1949): 3 Haikus (A chuva parece…; Quanto tempo faz…; De um monte de espinhos…); Vizinhança.

Tribuna do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …