Pular para o conteúdo principal

Sai resultado do Concurso de Monografias 'O Cearense 2018'


Image-0-Artigo-2430450-1
O lançamento do concurso ocorreu, em fevereiro deste ano, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O Concurso recebeu produções de estudantes provenientes de 23 diferentes universidades brasileiras ( FOTO: JL ROSA )
O Instituto Myra Eliane divulgou nesta segunda-feira, 23, os três universitários vencedores do Concurso de Monografias "O Cearense 2018 - uma releitura da obra clássica de Parsifal Barroso". Os premiados são alunos da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Eles concorreram com candidatos de universidades de todo o Brasil.
A premiação supera os R$ 30 mil e inclui também a publicação de um livro com a coletânea das monografias prefaciado por Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
Lançado em parceria com a Universidade Federal do Ceará, o Concurso de Monografias "O Cearense 2018" teve como objetivo potencializar uma visão dialética da obra de Parsifal Barroso, lançada em 1969 e reeditada em 2017. "Queríamos também fomentar a produção intelectual, além de valorizar a identidade e o conceito de cearensidade, desenvolvido originalmente pelo meu avô José Parsifal Barroso", afirma o idealizador do Concurso Igor Queiroz Barroso. O livro 'O Cearense', um ensaio original sobre o hibridismo da formação do "povo cearense" dialoga com textos anteriores dos sociólogos Gylberto Freire e Djacir Menezes, entre outros.
Freyre foi o grande inspirador de Parsifal no processo de pesquisa e de escritura daquela obra. E Djacir Menezes, o prefaciador da primeira edição, atesta a densidade intelectual de Parsifal Barroso na construção do original ensaio que obteve ampla repercussão nacional.
O Concurso de Monografias "O Cearense 2018" recebeu produções de estudantes das áreas de História, Ciências Sociais, Antropologia e Letras provenientes de 23 diferentes universidades brasileiras. A comissão julgadora foi composta pelos professores universitários Francisco Silva Cavalcante Junior (UFC), Alexandre Fleming Câmara Vale (UFC), José Batista de Lima (Uece-Unifor) e Luís-Sérgio Santos (UFC), coordenada pelo vice-Reitor da UFC, professor Custódio Almeida, com a participação do presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz Barroso. A solenidade de premiação será realizada em setembro na Reitoria da UFC, no campus do Benfica, em Fortaleza.
O Instituto Myra Eliane, fundado em 2016 com base em Fortaleza (CE), atua no fomento à educação na capacitação de professores da rede pública de ensino infantil. Na frente editorial, já são três obras lançadas: a reedição do livro O Cearense (Parsifal Barroso), Olga Barroso - Na vanguarda da vida (Juarez Leitão), e Parsifal - Um intelectual na política (Luís-Sérgio Santos).

Vencedores

1º Lugar
Nathália Cardoso Maciel: "Transregionalidade: uma potência do povo cearense"
Letras Espanhol - Universidade Federal do Ceará (UFC)
2º Lugar
Helias Joaquim da Silva: "Cearensidade: um conceito híbrido"
História - Universidade Estadual do Ceará (Uece)
3º Lugar
Ciro Leandro Costa da Fonsêca: "A construção da identidade na obra O Cearense de Parsifal Barroso"
Doutorado em Letras - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern)
Diário do Nordeste

Comentários