Pular para o conteúdo principal

Santo Afonso de Ligório

Padre Geovane Saraiva*

A Paróquia de Santo Afonso, neste ano de 2018, festeja seu padroeiro, de 27 de julho a 5 de agosto, associando-se à Igreja do Brasil, no Ano do Laicato. Como cristãos leigos, sonhamos com uma “Igreja em saída”, a serviço do reino de Deus, desafiando-nos a viver o seguinte lema: “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).

A vida exemplar de Santo Afonso, nosso querido padroeiro, continua sendo o dom do amor maior para os seguidores de Jesus de Nazaré, Evangelho vivo, no alimento incomparável da Eucaristia, amor este que sobressai e fica muito acima dos demais. É a lei do amor instaurada pelo Filho de Deus a qual deve ser amplamente cravada na face da terra, difundida por essa grande figura humana, guardando-a como algo concreto em sua vida. Por isso somos convocados a vivê-la pelos seus festejos.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péA ternura e a bondade de Deus proclamadas no Ano Mariano continuam entre nós no Ano do Laicato. Sejamos conscientes e convencidos da nossa disposição, amando sempre mais a Igreja, pois nela somos chamados a construir a História humana, segundo a vontade de Deus.

Como é maravilhoso nos voltarmos a Deus, a partir de Afonso Maria de Ligório! Que possamos ver o nosso mundo, fixando no coração sua mensagem sincera e persistente no absoluto de Deus, segundo ele, “enlouquecido de amor”, na pobre criança da estribaria, exposta à sujeira, ao vento e ao frio (cf. "Tu Scendi Dalle Stelle").

Convençamo-nos, pois, de que o projeto de Deus é possível, a partir de Santo Afonso Maria de Ligório, ao colocar para si a utopia do reino, dom maior de todo cristão, na alegoria bíblica da insuperável cidade, que dispensa iluminação e claridade, uma vez que ela tem um único e verdadeiro farol: a glória de Deus, o Cordeiro de Deus (cf. Ap 21, 23).

Na nossa Festa de Santo Afonso de 2018, voltemo-nos também para o exemplo de vida cristã de Santo Afonso Maria de Ligório, nosso querido padroeiro, homem de profunda fé, missionário por excelência, enviado a evangelizar os pobres, sendo um fiel devoto de Maria Santíssima. Amém!

*Padre, Jornalista, Colunista e Pároco de Santo Afonso, Parquelândia, Fortaleza-CE. Da Academia Metropolitana de Letras de Fortalezageovanesaraiva@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …