1º Festival de Literatura do Sertão do São Francisco vai homenagear escritor de Petrolina, PE

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, sediará a 1° edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco (FliSertão). O festival vai homenagear o escritor Antônio Padilha, autor do livro ‘Pedro e Lina’, um romance sobre o surgimento da cidade.
 
FliSertão será realizado em Petrolina (Foto: Alexandre Justino / Ascom PMP)
FliSertão será realizado em Petrolina (Foto: Alexandre Justino / Ascom PMP)

A programação foi apresentada na terça-feira (14), durante um evento no Parque Josepha Coelho. Todas as atividades do FliSertão serão gratuitas. Durante o festival, serão realizados lançamento de livros, debates com o público e palestras com a presença de autores de diversos universos literários. A feira também contará com um concurso literário para crianças e jovens, com objetivo de incentivar a produção literária. Segundo os organizadores, a ideia é garantir uma programação que atenda a todos os públicos.
O FliSertão está sendo promovido pela prefeitura e uma editora de livros. O tema do festival é: “Petrolina: cidade alfabetizadora”. De acordo com a organização, serão realizadas atividades em dois polos. “No Centro de Convenções, o Festival vai contar com mais de 50 estandes, funcionando das 9h às 21h e com expectativa de público de 20 mil visitantes. No Josepha Coelho, a estimativa é de receber mais de 5 mil pessoas”.

Programação

A abertura oficial do FliSertão será realizada na quarta-feira (29), às 19h, no Centro de Convenções. O escritor petrolinense Antônio Padilha será homenageado. Em seguida, o poeta Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”.
 
Chico Pedrosa é poeta e declamador do Sertão. Ele é uma das atrações do Festival (Foto: Juliane Peixinho/G1)
Chico Pedrosa é poeta e declamador do Sertão. Ele é uma das atrações do Festival (Foto: Juliane Peixinho/G1)

Na quinta-feira (30), terá palestra poética de Chico Pedrosa e show de Maciel Melo. Outra atração da noite é o educador e psicólogo Marcus Jullierme, que vai apresentar a palestra “O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo”, abordando assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.
A especialista em educação sexual, Laura Müller, estará no FliSertão na sexta-feira (31), às 19h. Segundo a programação, nos dias 30 e 31, paralelamente à feira, acontecerá o Polo Parque, com atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes
No sábado (1) e domingo (2), será realizada a Oficina de Escrita Criativa com ojornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro “Tetralogia”. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna.
Às 10h, no domingo, haverá um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão. O professor vai autografar o livro “Eu, um vencedor”, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.

DO G1

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

MASP completa 50 anos de histórias

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado