Jovem diretor cearense vence Festival Internacional de Cinema de Turismo

Pedro Antino, recebendo o prêmio de melhor filme com o "Descubra Lisboa" (Foto: Divulgação)
O Projeto Descubra, série autoral sobre turismo, ganhou repercussão na Europa e venceu o 11º Art&Tur, o Festival Internacional de Cinema de Turismo. Todo o projeto foi dirigido pelo cearense Pedro Antino, diretor de filmes publicitários e projetos autorais. O episódio "Descubra Lisboa" ganhou o prêmio de melhor filme.
 
A série de vídeos que faz parte do Projeto Descubra é um convite a conhecer novos sons, comidas, paisagens e cultura de uma cidade, tudo em um formato diferente, em primeira pessoa, para provocar sensação de imersão em quem assiste. Esse mergulho se dá, principalmente, pela forma como o áudio é captado. O microfone binaural é capaz de gerar sons em 3D. Os vídeos do projeto podem ser encontrados na página oficial do Facebook, clicando aqui, ou no canal do YouTube, clicando aqui.
 
 
 
Meses de pesquisa e vivência em Lisboa fizeram com que o filme fosse gravado em lugares afetivos da cidade, como a Praça do Comércio, o Miradouro do Arco e de Santa Catarina, o Padrão dos Descobrimentos e a Rua Augusta. O vídeo também leva o espectador a passear de bondinho, visitar bares e restaurantes e conhecer um pouco mais da Festa dos Santos – festejo junino de santos católicos, bem diferente do brasileiro.
 
O resultado dessa produção foi o prêmio na categoria de melhor filme turístico em uma das maiores competições globais dedicadas ao audiovisual e à promoção do turismo, que ocorreu no último dia 26 de outubro, em Portugal. Pedro e seu Projeto Descubra venceram na categoria Tourfilm, disputando com filmes da Noruega, Áustria, Índia, Taiwan, Chile, Peru e Espanha.
 
Sobre o diretor
 
Nascido em Fortaleza, Pedro é diretor de filmes publicitários e projetos autorais, criador da produtora Flo Studio, junto com o também diretor Uirá Dantas. O Art&Tur não é o primeiro prêmio que o cearense ganha. Em 2016, competindo pela primeira vez ao Profissionais do Ano, da Rede Globo, Pedro recebeu o troféu por "Melhor campanha norte/nordeste", pelo comercial que co-dirigiu. No ano seguinte, foi convidado a fazer parte do júri da competição.
 

Redação O POVO Online

Comentários

Mais Visitadas

O Irmão Carlos de Foucauld

Há 50 anos, primeira mulher negra era eleita ao Congresso nos EUA

Memorial do Holocausto lembra 80 anos da Noite dos Cristais em SP

MASP completa 50 anos de histórias

Escreve Pe. Jocy - Dom Delgado