Pular para o conteúdo principal

Jovem diretor cearense vence Festival Internacional de Cinema de Turismo

Pedro Antino, recebendo o prêmio de melhor filme com o "Descubra Lisboa" (Foto: Divulgação)
O Projeto Descubra, série autoral sobre turismo, ganhou repercussão na Europa e venceu o 11º Art&Tur, o Festival Internacional de Cinema de Turismo. Todo o projeto foi dirigido pelo cearense Pedro Antino, diretor de filmes publicitários e projetos autorais. O episódio "Descubra Lisboa" ganhou o prêmio de melhor filme.
 
A série de vídeos que faz parte do Projeto Descubra é um convite a conhecer novos sons, comidas, paisagens e cultura de uma cidade, tudo em um formato diferente, em primeira pessoa, para provocar sensação de imersão em quem assiste. Esse mergulho se dá, principalmente, pela forma como o áudio é captado. O microfone binaural é capaz de gerar sons em 3D. Os vídeos do projeto podem ser encontrados na página oficial do Facebook, clicando aqui, ou no canal do YouTube, clicando aqui.
 
 
 
Meses de pesquisa e vivência em Lisboa fizeram com que o filme fosse gravado em lugares afetivos da cidade, como a Praça do Comércio, o Miradouro do Arco e de Santa Catarina, o Padrão dos Descobrimentos e a Rua Augusta. O vídeo também leva o espectador a passear de bondinho, visitar bares e restaurantes e conhecer um pouco mais da Festa dos Santos – festejo junino de santos católicos, bem diferente do brasileiro.
 
O resultado dessa produção foi o prêmio na categoria de melhor filme turístico em uma das maiores competições globais dedicadas ao audiovisual e à promoção do turismo, que ocorreu no último dia 26 de outubro, em Portugal. Pedro e seu Projeto Descubra venceram na categoria Tourfilm, disputando com filmes da Noruega, Áustria, Índia, Taiwan, Chile, Peru e Espanha.
 
Sobre o diretor
 
Nascido em Fortaleza, Pedro é diretor de filmes publicitários e projetos autorais, criador da produtora Flo Studio, junto com o também diretor Uirá Dantas. O Art&Tur não é o primeiro prêmio que o cearense ganha. Em 2016, competindo pela primeira vez ao Profissionais do Ano, da Rede Globo, Pedro recebeu o troféu por "Melhor campanha norte/nordeste", pelo comercial que co-dirigiu. No ano seguinte, foi convidado a fazer parte do júri da competição.
 

Redação O POVO Online

Comentários