Pular para o conteúdo principal

Falha no Facebook expõe fotos privadas de 6,8 milhões de usuários

Os usuários afetados receberão uma notificação avisando sobre o problema.
Estão incluídas nesse pacote fotos que foram carregadas na rede social para download mas nunca foram postadas de fato
Estão incluídas nesse pacote fotos que foram carregadas na rede social para download mas nunca foram postadas de fato (Pixabay)

O Facebook informou nesta sexta-feira (14) que uma falha em seu sistema expôs fotos privadas de cerca de 6,8 milhões de usuários a desenvolvedores de apps. Alguns aplicativos de terceiros têm autorização para ter acesso às fotos publicadas na linha do tempo do usuário, mas a falha identificada pela rede social permitiu o acesso a fotos que não estavam autorizadas, como as publicadas no recurso Marketplace, comunidade de compra e venda dentro da rede social, e no Facebook Stories. Estão incluídas nesse pacote fotos que foram carregadas na rede social para download mas nunca foram postadas de fato.
Os usuários afetados receberão uma notificação avisando sobre o problema - o Facebook recomenda também que o usuário entre em todos os aplicativos em que compartilhou suas fotos do Facebook para verificar a quais imagens eles têm acesso. Ainda não há informações sobre quais países estão entre os atingidos pela falha. Ao todo, mais de 1,5 mil aplicativos de 876 desenvolvedores tiveram o acesso inapropriado às fotos dos usuários.
Segundo a rede social, a exposição das fotos ocorreu de 12 de setembro a 25 de setembro e já foi corrigida. Um porta-voz da empresa disse ao site TechCrunch que a falha foi descoberta no dia 25 de setembro - não se sabe ainda porque a empresa revelou o problema só agora.
Escândalos
No ano de 2018, o Facebook conviveu com uma série de problemas relacionados à privacidade e à segurança dos usuários. Em março, foi revelado o escândalo Cambrigde Analytica, que usou sem consentimento os dados de 87 milhões de pessoas para tentar influenciar as eleições presidenciais americanas de 2016. Outro episódio grave envolvendo a rede social foi noticiado em setembro deste ano: uma falha de segurança na plataforma que permitiu que 29 milhões de usuários tivessem seus dados pessoais roubados por hackers.

Agência Estado

Comentários