Pular para o conteúdo principal

A livraria mais bonita do mundo

Quem diz é a National Geographic… e você, o que acha?

Clique aqui para abrir a galeria de fotos

Folhear um livro e sair sem comprar nada é um grande luxo nesta livraria, que acaba de ser considerada pela National Geographic como a mais bonita do mundo. O prédio foi, durante anos, um belo teatro e cinema. 
Estamos falando da livraria “El Ateneo Grand Splendid”, localizada em Buenos Aires, Argentina. Antes do título concedido pela National Geographic blogs de viagens e guias turísticos já a consideravam a mais bela do mundo. São mais de 120 mil livros à venda. 
Localizado na Avenida Santa Fé, uma das mais tradicionais de Buenos Aires, o local funciona como livraria desde o ano 2000. Mas o edifício foi inaugurado em 1919 e era um teatro dedicado especialmente a apresentações de tango, balé e ópera. Virou um ícone do esplendor cultural da cidade na primeira metade do século XX. 
O prédio ainda conserva o dourado original e a cúpula pintada pelo italiano Nazareno Orlandi depois da Primeira Guerra Mundial para celebrar a paz. No subsolo – hoje dedicado à leitura infantil – está o palco, protegido por belas cortinas vermelhas. Atrás da tela, onde eram projetadas obras do cinema mundial, ficam algumas mesas de café, que proporcionam maravilhosas experiências literárias.
Deensel
O “Ateneo Grand Splendid” não tem a paz que teria se fosse uma biblioteca, já que a circulação de pessoas é grande. Tampouco se encontram em suas estantes grandes joias literárias. Mas o local tem um esplendor que nenhuma outra livraria de Buenos Aires tem. Vale a pena visitar!

Abaixo, apresentamos as mais belas bibliotecas monásticas do mundo para que você possa comparar com o “Ateneo”. Clique em “Abir a galeria de fotos”. 
Aleteia

Comentários