Pular para o conteúdo principal

Academia Sueca vai entregar Prêmio Nobel de Literatura de 2018 e 2019

No ano passado, entrega do prêmio foi adiada depois que foram revelados casos de escândalo sexual envolvendo um integrante da academia.


Por G1

 
A Academia Sueca terá permissão para conceder o Prêmio Nobel de Literatura de 2018, juntamente com o prêmio deste ano, informou o jornal sueco Dagens Nyheter nesta terça-feira (5).
 
Prédio da Academia Sueca em Estocolmo — Foto: Fredrik Sandberg/TT via AP
Prédio da Academia Sueca em Estocolmo — Foto: Fredrik Sandberg/TT via AP

A Fundação Nobel impediu a entrega do prêmio no ano passado depois que foram revelados casos de escândalo sexual envolvendo o dramaturgo Jean-Claude Arnault.
Arnault, casado com uma integrante da Academia Sueca, é uma conhecida personalidade da cultura francesa e tinha vínculos estreitos com a academia.
O Nobel de Literatura já deixou de ser entregue em várias ocasiões, da mesma forma que os outros, durante as guerras mundiais do século passado, mas nunca por outros motivos. Em 2018, foi a primeira vez que o Nobel não foi concedido desde 1949.

Acusações

Em 2017, 18 mulheres revelaram de forma anônima ao jornal Dagens Nyheter "as supostas humilhações e abusos cometidos por uma personalidade cultural vinculada à instituição, em alguns casos na suas dependências".
A revelação de que se tratava de Jean-Claude Arnault só foi feita mais tarde. O francês de 72 anos foi condenado a dois anos de prisão por um estupro cometido em 2011 e que só veio à público no contexto do movimento #MeToo.
 
Foto de 19 de setembro de  2018 mostra o fotógrafo e diretor artístico francês Jean-Claude Arnault (ao centro) chegando a uma corte em Estocolmo; ele foi acusado de estupro e abuso sexual — Foto: Jonathan Nackstrand/AFP
Foto de 19 de setembro de 2018 mostra o fotógrafo e diretor artístico francês Jean-Claude Arnault (ao centro) chegando a uma corte em Estocolmo; ele foi acusado de estupro e abuso sexual — Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

Comentários