Pular para o conteúdo principal

Exposição Átimo Grafita

Átimo Grafita tem foco o hiper-realismo e seus desdobramentos nos mais variados temas
Átimo Grafita tem foco o hiper-realismo e seus desdobramentos nos mais variados temas (Foto: Divulgação)






Cada traço do artista cearense Izac Oliveira é calculado nos mínimos detalhes. Para isso existe um propósito: técnicas de luz e sombreamento garantem que o hiper-realismo tome forma nos desenhos criados por ele, com lápis grafite, e que muitas vezes lembram uma fotografia em preto e branco. Sua primeira exposição, intitulada Átimo Grafita, tem foco nas paisagens urbanas como seu objeto de pesquisa e criação. A mostra segue em cartaz na até o próximo sábado, 13, no Espaço Meio Fio.
Átimo Grafita aposta no hiper-realismo e seus desdobramentos nos mais variados temas sociais. Das mais de 30 obras que compõem a exposição, por exemplo, boa parte delas abrange pequenos desenhos sobre estudo de texturas, composição e formas. Outras tratam de questões socioambientais, como é o caso da obra Lixeira. "Comecei a pesquisar o modo como a arte se liga à questão afetiva das pessoas, porque ela nos afeta - positiva ou negativamente. Fiz pesquisa de campo no Centro da Cidade e então comecei a produzir", explica Izac.
O artista, que começou a desenhar aos 12 anos, chega a passar até seis horas por dia trabalhando em meio aos lápis, canetas e pincéis. "Eu tenho grande apreço pelas cenas urbanas, tanto por essa questão do movimento como pela pressa em si. E na arte eu posso fazer o movimento contrário da vida contemporânea - de parar e observar os detalhes", pontua. Ele é estudante de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Herbert Rolim, professor no programa de Pós-Graduação em Artes do IFCE, é o responsável pelo Espaço Meio Fio, que acolheu a exposição de Izac. Ele atua como coordenador do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação do IFCE, e explora as técnicas do grafite como forma de arte que ultrapassa os limites do espaço urbano.
Clique na imagem para abrir a galeria

Exposição Átimo Grafita

Quando: até o dia 13 de abril 
Onde: Espaço Meio Fio (rua Humberto de Campos, 936 - São João do Tauape)
Gratuito
Telefone: (85) 98501 8598
IVIG FREITAS/ ESPECIAL PARA O POVO

Comentários