Pular para o conteúdo principal

Oficina Literária: 'Como funciona a ficção'

Encontro nesta segunda-feira, 9, na livraria Empório Cultural, explorou o livro de James Wood

Por Francine Moreno
O livro "Como funciona a ficção", do professor de crítica literária na Universidade de Harvard, James Wood, foi o tema do encontro da Oficina Literária, realizado na noite desta segunda-feira, 9, na livraria Empório Cultural do Riopreto Shopping Center.
A obra, da Sesi Editora, aborda, numa prosa inteligente e aguçada, os mecanismos, procedimentos e efeitos da construção narrativa. A representação do real na literatura é o eixo central de Wood, que questiona os limites entre artifício e verossimilhança na ficção. Em dez capítulos, elementos fundamentais do texto ficcional são discutidos pelo autor: o personagem, o foco narrativo, o estilo.
A partir de vasto e diversificado repertório literário – de Henry James e Flaubert, de Tchékhov e Nabókov a Beatrix Potter e John le Carré -, este livro perspicaz e cheio de achados, traz análises reveladoras e acessíveis mesmo àqueles que desconhecem os rudimentos da crítica literária. Referência fundamental para escritores em formação, professores de literatura, e todos que se interessam pelo mundo das letras.
O próximo encontro da Oficina Literária será realizado no dia 16, na livraria Empório Cultural. A iniciativa foi criada com o propósito de fornecer as ferramentas necessárias para que novos escritores consigam finalizar seus projetos literários. O projeto é coordenado por João Paulo Vani, presidente da Abresc, Patrícia Reis Buzzini, chanceler da Abresc e Samira Camargo, criadora do projeto Tertúlia Lusófona. Interessados em saber mais sobre a Oficina Literária devem enviar um e-mail para endereçooficina@abresc.com.br.
Diário da Região 

Comentários