Pular para o conteúdo principal

Reinauguração da Nova Biblioteca Estadual do Ceará é adiada devido ao coronavírus

Devido a decreto que determina fechamento de estabelecimentos não essenciais, a Nova Biblioteca segue paralisada. Nova data de inauguração deve ser determinada pelo governador

Biblioteca Pública está fechada desde quando Cid Gomes era governador
Biblioteca Pública está fechada desde quando Cid Gomes era governador (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Nova Biblioteca Estadual do Ceará, antiga Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, estava programada para ser reinaugurada nesta quarta, 25, após mais de seis anos fechada para reformas. Entretanto, devido ao decreto do governador Camilo Santana, que determinou o fechamento de todos os estabelecimentos do Estado não definidos como essenciais, a data irá mudar.
Ainda sem previsão de reinauguração, a montagem da Nova Biblioteca não estava totalmente finalizada. Segundo o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, disse ao O POVO em entrevista, com a determinação, a gestão teve de interromper os serviços e dispensar as cerca de 100 pessoas que estavam trabalhando no local. “Uma nova data será definida pelo governador passado esse tempo de recolhimento. O foco do Estado é outro. Todas as outras ações vão estar aguardando o momento certo para serem retomadas”, explica o gestor.
Uma das novas ferramentas para a biblioteca era a digitalização de parte do acervo, que possibilitaria o aluguel digital. Entretanto, não há nenhuma previsão para o uso de nenhuma ferramenta virtual durante o período de reclusão, de acordo o secretário e com Enide Vidal, gestora do equipamento. “Não faremos nenhuma ação online antes da abertura da biblioteca. Em função do decreto que proíbe as programações, até o processo de montagem foi interrompido”, reitera a gestora.

Histórico 

A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel foi fechada em fevereiro de 2014 para uma reforma da estrutura, que seguiu entre 2015 e 2017. Até o momento atual, o espaço passava por uma modernização, o que inclui a arquitetura, ambientação e equipamentos eletrônicos. Anteriormente, a entrega estava prevista para o primeiro semestre de 2018, para depois ser adiada para novembro. O dia 25 de março, em que deveria ser reinaugurada, marcava o aniversário de fundação do equipamento, em 1867.
O Povo

Comentários