Pular para o conteúdo principal

Escritora denuncia suposta tentativa de cortar árvore centenária; Prefeitura diz que era só poda

Ao acordar nesta segunda, Natércia Rocha ouviu o barulho da serra elétrica usada por funcionários da obra

Parque das Crianças passa por reforma  (Foto: Evilázio Bezerra)
Parque das Crianças passa por reforma (Foto: Evilázio Bezerra)
Moradores que vivem ao entorno da Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, amanheceram com o barulho de serra elétrica nesta segunda-feira, 22. Vídeo gravado nesta manhã mostra funcionários que trabalham no projeto de revitalização do parque usando a ferramenta para promover cortes em árvore centenária no local. A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Prefeitura de Fortaleza, informou que era apenas serviço de poda e negou o corte.
Segundo Natércia Rocha, jornalista e escritora que mora há 13 anos em apartamento de frente para o parque, o local está fechado há pouco mais de uma semana para obra de revitalização. Ao acordar nesta segunda, ela observou funcionários da reforma usando serra elétrica em uma das árvores centenárias do espaço, no que parecia ser uma tentativa de derrubada.
Natércia gravou vídeo e fez a denúncia em seu perfil no Instagram. Em cerca de 40 minutos, conforme contou ao O POVO, a notícia repercutiu na rede social e os funcionários se retiraram, levando as ferramentas e limpando o local.
A UrbFor afirmou ao O POVO que não está realizando serviço de supressão de árvores no espaço. Em relação ao vídeo gravado pela moradora, o órgão afirmou que imagens são equivalentes a um serviço de poda feito na árvore.
Natércia relata que não é a primeira ação do tipo no local. Segundo ela, várias árvores já foram cortadas por funcionários que teriam aproveitado "brechas" para que a população não visse. Até de madrugada já teria ocorrido isso. Como o parque se encontra fechado, ela relata que a população fica impossibilitada de fiscalizar. “A gente tá de olho porque é o (patrimônio) que a gente tem”, afirma. Na nota, a UrbFor não comentou sobre episódios anteriores relatados pela escritora.
Confira nota da UrbFor na íntegra
A Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) esclarece que não está sendo realizado nenhum serviço de supressão de árvores no Parque das Crianças. Na verdade, está sendo feito apenas um serviço de poda, além de limpeza da área e a garantia do trabalho e circulação de operários e maquinário para a execução das obras de requalificação da Cidade da Criança e da Praça Coração de Jesus, projeto em execução pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e que foi objeto de concurso público de ideias entre arquitetos da cidade.
O Povo

Comentários