Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

A boa música

Creio que a boa música é a voz da alma, como as flores semeadas no coração de uma pessoa. Quando estou necessitando de força espiritual, ouço belos "Cantos Gregorianos", tais como: "Antífona Dixit Dominus", "Hino Lucis Creátor", "Toque do Ângelus", etc, interpretados por Monges Beneditinos e de Solesmes, dentre outros. Quanta tranquilidade interior! Por sua vez, quando a melancolia e a saudade apertam, procuro ouvir ícones da "Música Popular Brasileira".
Muitos sãos os bons compositores brasileiros. Alguns, revelam-se de tal maneira talentosos que se incluem na galeria dos nossos grandes poetas. Fica difícil apontar os melhores compositores e também as melhores composições, sem correr o risco de cometer injustiças. São muitos os músicos e letristas que, com suas canções, enchem as nossas vidas de amor e de alegria.
Com certeza cometo uma grande injustiça quando me perguntam os três nomes de minha preferência e digo: Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues e Paulinho da Viola. Peço desculpas a todos os outros. Não citei Pixinguinha, mas sei que "Carinhoso" é um clássico da música mundial; não destaquei Cartola, cruel engano, pois "as rosas não falam simplesmente exalam o perfume que roubam de ti"; não citei Caymmi, pois até passaria a gostar de morrer no mar; esqueci o Lua, lamentável, sua "Asa Branca" é o hino do meu Nordeste; não escolhi Orestes Barbosa, companheiro de Silvio Caldas com quem assinou alguns dos mais belos versos do cancioneiro nacional como: "Tu pisavas nos astros distraída". Segundo Manuel Bandeira uma das mais altas criações da poesia em língua portuguesa. De Noel, Lupicínio e Paulinho, lembro-me dentre outras do meu "Último Desejo", de "Nunca" pensar em "Vingança" e ter "Argumento" para imaginar que "Foi um Rio que passou em Minha Vida". Pergunto Por que os grandes poetas e poetisas da música não ingressaram na ABL?
Gonzaga Mota
Prof. Aposentado da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Livro resgata conteúdo de cartas recebidas por João Goulart

Mestra da Cultura do Ceará, artesã Dona Zefinha morre no Cariri

Livro sobre as origens do povo cearense chega ao mercado