Pular para o conteúdo principal

Morreu Irmã Carmelita Rita Maria

 Padre Geovane Saraiva*

Irmã Rita Maria, ex-madre, deixou o convívio de suas irmãs carmelitas no dia 03/11/2020, aos 93 anos de idade e 71 à sombra do Carmelo de Fortaleza. Que Deus acolha a querida Irmã Rita no seu seio! Ela, por uma vida longa, viveu, não para si, e sim para Deus, voltada à contemplação do absoluto de Deus e agora o vendo face a face. Que fique óbvio, explícito e notório: nossa oração, amizade e solidariedade neste momento de dor, como conforto e consolo espiritual, quer se estender ao Carmelo Santa Teresinha de Fortaleza e a todos os que sofrem com sua partida, sem esquecer de seus familiares, em especial sua irmã e amiga, Maria José, e seus sobrinhos Adriano e Helena. Irmã Rita era a religiosa mais idosa da comunidade do Carmelo, sendo originária da cidade de Ubajara-CE; muito jovem deixou sua terra, no sonho maior e inquestionável: o da busca do “Castelo Interior”, segundo a bela alegoria de Santa Teresa de Jesus.

Agora ela se apresentou diante do Deus de bondade, de alma restaurada e totalmente transfigurada, naquilo que assegura o Evangelho: “Muito bem, servo bom e fiel; porque foste fiel no pouco, irei te constituir no muito: entra na alegria do teu Senhor” (Mt 25, 23). Ela, depois de ter percorrido o luminoso caminho do Evangelho, no sonho das eternas bem-aventuranças, evidentemente, confiante no mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor, foi favorecida pelo visível ambiente de sua casa, o Carmelo Santa Teresinha, o qual lhe revelou o caminho interior na busca da morada eterna.

Irmã Rita Maria soube ouvir a voz de Deus, chamando-a à vida religiosa, na condição de carmelita, que na clausura do convento de sua comunidade, aliada à oração silenciosa, apropriou-se tão somente do essencial, percebendo em tudo o verdadeiro amor. É assim que compreendo a vida da Irmã Rita, na sua mais íntima e estreita relação com Deus, nos meus 32 anos de ministério sacerdotal, sempre presente no Carmelo Santa Teresinha de Fortaleza. Dê-lhe, Senhor, o repouso eterno!

*Pároco de Santo Afonso, blogueiro, escritor e integrante da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF).

Comentários