Pular para o conteúdo principal

Cardeal abençoou a Cidade Maravilhosa

 domtotal.com

Rio de Janeiro (ArqRio) - “Feliz aniversário para a cidade Rio de Janeiro! Devemos orar para que a paz reine em nossas fronteiras, para que a vida aconteça no coração das pessoas e para que possamos conviver na fraternidade”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, durante a missa em ação de graças pelo aniversário de 449 anos da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A Sagrada Eucaristia aconteceu na manhã deste sábado, 1º de março, na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, e foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Luiz Henrique da Silva Brito e Dom Roque Costa Souza, pelo vigário episcopal do Vicariato Norte, padre Cláudio dos Santos, pelo reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, pelo pároco nomeado da Catedral, monsenhor Joel Amado Portella, e pelos sacerdotes presentes. Entre os presentes, o presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero, e autoridades civis. A Eucaristia foi transmitida pela Rede Vida, WebTV Redentor, Rede Nazaré de Televisão, Rádio Catedral FM 106,7 e Rádio Canção Nova RJ.

Comemoração na paróquia, na Tijuca

“Aqui nesta igreja temos sinais que marcam o início da cidade: o túmulo de Estácio de Sá, o marco português da cidade que veio do Morro do Castelo e a réplica da imagem histórica de São Sebastião”, recordou o arcebispo.Após a missa, o cardeal participou da comemoração organizada na paróquia. Em seguida, a imagem de São Sebastião, que foi trazida da Catedral para a Tijuca, foi conduzida em um carro do Corpo de Bombeiros até o Largo da Carioca, onde aconteceu a comemoração civil do aniversário da cidade. Durante o tradicional evento, promovido há 25 anos pela Sociedade dos Amigos da Carioca e Adjacências (SARCA), o arcebispo recebeu a faixa "O mais carioca dos cardeais". 

No local, o Cardeal Tempesta conduziu uma oração pela cidade, rezou o Pai-Nosso e abençoou a cidade com a imagem do padroeiro; e o cantor Agnaldo Timóteo entoou a ´Ave Maria´. Um bolo com 10 metros de comprimento, decorado com imagens marcantes para a cidade, foi partido e entregue aos presentes. “Foi uma festa muito bonita, emocionante. Iniciamos a contagem regressiva para os 450 anos da cidade. Já conclamamos a população para as comemorações do próximo ano. Todos devem participar e fazer uma grande festa. A cidade merece”, motivou o presidente da SARCA, Roberto Cury. Segundo ele, em 2015, como o aniversário da cidade será no domingo, as festividades também devem acontecer em frente à Catedral, após a missa solene.
SIR

Comentários