Pular para o conteúdo principal

A Ressurreição de Jesus e a renovação da terra

  domtotal.com

Pela natureza, podemos compreender o amor criador do Pai e força redentora da Ressurreição.

Por Luiz Carlos de Oliveira*

Sempre rezamos: "Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovareis a face da terra". Normalmente ficamos no aspecto espiritual. O homem, na linguagem da Escritura e mesmo de mitos, foi feito do barro ao qual foi dada a inteligência e a alma espiritual. O ser humano é um todo.

A matéria, mesmo perecível, é animada por uma alma que lhe dá sentido e consistência vital. Graças a Deus, a partir do crescente respeito ao ser humano, também a natureza foi beneficiada. Temos o sentido da preservação da natureza como condição de vida para as pessoas.
Mas há uma dimensão espiritual que pode fundamentar melhor este cuidado. São Paulo nos ensina na carta aos Romanos sobre a vida do Espírito em nós e na natureza: “A criação em expectativa anseia pela revelação dos filhos de Deus. De fato, a criação foi submetida à vaidade – não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu – na esperança de ela também ser libertada da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus.” (Rm 8,19-22).
A Ressurreição de Jesus e nossa ressurreição, pelo dom do Espírito, são a base da ecologia que é também espiritual. Por isso podemos dizer que uma vida espiritual só será coerente se preservar também os bens na natureza. O pecado que desequilibra a pessoa tem ressonância na natureza.
Quando a Bíblia, ao narrar a criação do homem, diz: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a” (Gn 1,28). O sentido é dominação para não ter a terra como um deus. Mas podemos entender um lado positivo de cuidar da terra, como lemos mais adiante: “Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden para cultivá-lo e guardá-lo” (Gn 2,15).
A natureza caminho para Deus
Quando se fala de espiritualidade, há uma tendência de sair da realidade, até com desprezo da natureza, inclusive a humana. Isso contradiz o ensinamento da Escritura que criou tudo na unidade. Essa unidade chega ao máximo na pessoa de Jesus que é Homem-Deus.
A natureza é caminho para Deus. Por ela podemos compreender o amor criador do Pai e força redentora da Ressurreição.
A Divindade se uniu à matéria. Esta matéria participa de sua Ressurreição e está glorificada Nele. Por isso, a natureza é caminho para Deus. Por ela podemos compreender o amor criador do Pai e força redentora da Ressurreição.
A Palavra ensina: “Os céus cantam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” ( ). S. Bernardo dizia que aprendera mais nas plantas do que nos livros. Rezamos nos salmos o quanto as belezas da natureza são motivo de louvor a Deus. No hino das criaturas damos voz a todo o Universo para o louvor a Deus: “Obras do Senhor, bendizei o Senhor….” (Dn 3,57ss).
No salmo 64, depois de louvar a ação de Deus na natureza, explode em grito que resume tudo: “Tudo canta e grita de alegria” (Sl 64,14). A espiritualidade sem a união ao outro e à natureza é “um sino que toca e um címbalo que retine” (1Cor 13,1).
Por causa do homem
O ser humano, como natureza, está unido ao Universo. Com a Ressurreição de Jesus o universo iniciou sua renovação. Ressuscitar com Jesus é integrar-se sempre mais no cuidado do mundo que nos foi confiado. O respeito, promoção e integração da pessoa na vida digna leva consigo a natureza.
Se por causa do pecado do homem a natureza sofre, mesmo que não saibamos explicar, viver na graça é sua redenção. Na Eucaristia a natureza que chora e geme em dores de parto (Rm 8,22), enxuga suas lágrimas e oferece a Deus o pão e o vinho, Corpo e Sangue do Senhor, que são sua ressurreição. Somos chamados a dar ao mundo e a todas as pessoas o direito de amar a Deus.
A12, 11-05-2014.
*Luiz Carlos de Oliveira é padre.

Comentários