Pular para o conteúdo principal

O milagre da hóstia

Quando tomamos a hóstia e o vinho consagrados, recebemos Cristo que permanece em nós.
Por Padre Luiz Carlos de Oliveira

Já há séculos que ocorrem milagres referentes à Eucaristia. Normalmente estão ligados a um momento de falta de fé do celebrante ou por um acidente. Tudo muito bonito.

Podemos acolher sua mensagem no que tem de ensinamento. Mas há um milagre que ultrapassa a todos esses e que pode ser visto e seguido por todos. É o milagre que Jesus fez na Ceia da Quinta-Feira Santa. Esse é milagre, é de fé, se comunica a todos, não só a privilegiados.
Naquela noite Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos dizendo: Tomai todos e comei. Depois tomou o cálice de vinho e disse: Bebei dele todos, pois isto é meu sangue, derramado por muitos para a remissão dos pecados (Mt 26,26-29). Ele mesmo explicou o milagre, como lemos em João: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e Eu nele” (Jo 55-56).
A Hóstia e o Vinho consagrados são o Corpo e o Sangue de Cristo dados para a vida do mundo (51). Quando tomamos a Hóstia e o Vinho consagrados, recebemos Cristo que permanece em nós. É o grande milagre que fez o Senhor.
Dei-nos a Vida e a Salvação através de um pedaço de pão e um pouco de vinho que são seu Corpo e seu Sangue. Como o alimento se transforma em nós, Ele nos transforma Nele. O segundo milagre é tê-Lo como alimento que nos une à sua missão de salvação do mundo.
Ele nos associa a sua Vida e sua Missão de Salvação. Esta salvação não é só espiritual, mas dar vida aos necessitados. A fé nos ressuscita para ressuscitar os vitimados pelo mal não só espiritual, mas também corporal e social. Isso significar repartir.
Ressurreição aplicada à política
O milagre da Hóstia continua fazendo maravilhas. Aumentar a participação eucarística não é aumentar o número dos que comungam. É importante que se comungue bem.
Contudo, comungar bem não se refere só à pureza para receber o Corpo do Senhor. Trata-se de assumir o Sacramento em sua intenção primeira que é a remissão dos pecados, isto é, de todos os males que atingem o mundo. Nós espiritualizamos tanto os sacramentos que se acabou no individualismo espiritual, mudando sua finalidade.
É por isso que não crescemos, pois tiramos o vigor do sacramento. O milagre é continuar em nós a missão redentora de Cristo, salvando o mundo. Nós recebemos não só um mandamento de ir evangelizar, mas é a presença de Cristo em nós que continua a evangelização e restauração da pessoa e do mundo.
Por isso é política e social, pois se interessa pela realidade das pessoas. O milagre da Hóstia, que recebemos é mudar as realidades de fome, sofrimento, doença, falta de condição de vida do povo, como bem conhecemos.
Fazendo a diferença
O cristão voltado só para si, ou as Igrejas pensam só para seus interesses, não é como quer Jesus Cristo. Somos do Mal porque o Mal não faz o Bem. Podemos dizer que vemos gente sofrendo e não socorremos, a Missa não é bem celebrada e a comunhão mal recebida.
A diferença que devemos mostrar é milagre da Hóstia que comungamos.
A diferença que devemos mostrar é o milagre da Hóstia que comungamos. Ela, que é Jesus, transforma não só nosso coração, mas também as realidades sofredoras do povo.
O milagre acontece também na cura do mal que está no coração. Por isso vemos que as pessoas boas, sempre têm tempo para a caridade e também procuram tirar o mal do pecado das pessoas e do mundo. Onde não existe o amor, existe o mal. É preciso ir além da devoção à Eucaristia para usar a força transformadora deste milagre.
A12, 24-05-2014.

Comentários