Pular para o conteúdo principal

Perseguições devem unir os cristãos, diz Francisco

Agência Ecclesia
  

Foto: AIS
Foto: AIS

Papa recebeu delegação ecuménica da Finlândia

Cidade do Vaticano, 22 jan 2015 (Ecclesia) - O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os cristãos devem enfrentar unidos as perseguições de que são alvo em vários pontos do globo.
“Um testemunho cristão partilhado é particularmente necessário diante da desconfiança, da insegurança, das perseguições e dos sofrimentos experimentados por tantas pessoas no mundo de hoje”, declarou, diante de uma delegação ecuménica finlandesa.
O Papa convidou católicos e luteranos a testemunharem a “misericórdia” de Deus, durante um encontro que decorreu no âmbito da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18-25 de janeiro) e na festa de Santo Henrique, patrono da Finlândia.
Francisco evocou os 30 anos desta tradicional audiência, um “verdadeiro encontro espiritual e ecuménico” que leva por diante a iniciativa de São João Paulo II.
Neste período, precisou, “muito foi feito” na Finlândia em relação ao diálogo ecuménico, rumo à “plena comunhão” entre cristãos.
“O diálogo nórdico entre católicos e luteranos na Finlândia e na Suécia, sobre o tema da justificação na vida da Igreja, está a refletir sobre questões importantes”, como “o conceito de Igreja, sinal e instrumento da salvação dada por Jesus Cristo”, concluiu.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).
A comunidade católica integra hoje cerca de 1200 milhões de fiéis; a segunda Igreja mais representativa, a ortodoxa, atinge os 250 milhões.
Luteranos (75 milhões), calvinistas/presbiterianos (80 milhões) e anglicanos (77 milhões) são as principais comunidades das chamadas ‘Igrejas tradicionais’ provenientes da Reforma, a que se juntam 60 milhões que se encontram ligadas ao metodismo.
OC

Comentários