Pular para o conteúdo principal

Odete Lara, namorada de Deus

 domtotal.com

Odete Lara participava de grupos de oração que assessoro há 35 anos. Era uma mulher profundamente espiritualizada. Sua maior contribuição aos orantes, sobretudo em retiros espirituais, era nos introduzir nas etapas da meditação.

Discípula do mestre zen-budista Thich Nnhat Hanh, cujas obras introduziu no Brasil, e com quem estagiou no Vietnã e na França, Odete transformou seu sítio, em Nova Friburgo (RJ), em um pequeno mosteiro. Ali curtia, feliz, a solidão.

Após muitos namoros e dois casamentos,  Odete se encontrou na experiência mística. Eu disse a ela: "Sua fome de amor é tanta, que só mesmo Deus para saciar seu coração."

Afeita à memohistória, Odete publicou três autobiografias: Eu nua, Minha jornada interior e Meus passos na busca da paz. Em 2004, me enviou os originais da quarta, que permanece inédita.

Respondi: "Li seu texto. Achei-o de muita profundidade, um depoimento comovente, que merece ser publicado. Fará bem a muitos. Sugiro até um título, se é que você já não tenha em vista outro melhor: 'Itinerários'. Seu texto me trouxe de volta uma inquietação que me persegue: que tal um "mosteiro" ambulante, uma espécie de Ordem monástica sem centro, exceto o coração de cada adepto? Também sem regras, exceto a de meditar uma hora por dia e manter o coração aberto ao próximo, sobretudo aos mais pobres? Seria como os grupos de oração, só que um pouco mais exigente na prática da contemplação. São intuições que me frequentam, mas confesso que eu mesmo quero a liberdade que você conquistou."

Nos últimos anos de vida, Odete recusou vários convites para reassumir sua vocação de atriz. Havia encontrado, na espiritualidade, seu lado avesso. Sentia-se plena. Namorada de Deus.

Frei Bettoé escritor e religioso dominicano. Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares. Foi assessor especial da Presidência da República entre 2003 e 2004. É autor de "Batismo de Sangue", e "A Mosca Azul", entre outros. 

Comentários