Pular para o conteúdo principal

Água e desenvolvimento sustentável

Rádio Vaticana


Cidade do Vaticano (RV) - Foi celebrado no último domingo, 22 de março, o Dia Mundial da Água que este ano tem como tema "Água e Desenvolvimento Sustentável" e foca na importância desse bem natural para a construção de um futuro melhor para todos.
Esse dia foi criado pela ONU em 1992 com o objetivo de refletir e discutir sobre a relação homem e água, e abordar temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com a poluição ambiental no Planeta.
No mundo, quase 750 milhões de pessoas têm dificuldades em obter água adequada para o consumo, de acordo com um levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. 
Cerca de 40% da população brasileira) ainda sem acesso que possa ser considerado adequado ao abastecimento de água e cerca de 60% vive sem acesso adequado ao esgoto.
Para falar sobre esse tema, nós contatamos, em Brasília, o cardiologista Dr. Geniberto Paiva Campos, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB e coordenador do Observatório de Saúde de Brasília (DF). Perguntamos a ele quais são as doenças que podem ser provocadas pela falta de água potável, saneamento precário e baixas condições de higiene. (MJ/ONU)

Comentários