Pular para o conteúdo principal

Teresa de Ávila ajuda a fazer da mística um «tema de rua»

Agência Ecclesia
  


Eugénia Magalhães considera a santa de Ávila, cujo V centenário de nascimento se assinala a 28 de março de 1515, uma «mulher de ação»

Lisboa, 23 mar 2015 (Ecclesia) – Eugénia Magalhães considera que a celebração do V centenário de nascimento de Santa Teresa de Ávila, a 28 de março, é uma oportunidade para descobrir uma “mulher inconformada” e fazer da mística “um tema de rua”.
Doutoranda em História e Cultura das Religiões, Eugénia Magalhães investiga percursos e textos da mística e afirma a necessidade de “mostrar” os místicos para não serem esquecidos nem tomados como “algo estranho”.
“O meu projeto de vida é tornar a mística um tema de rua, um tema de paróquia, um tema da teologia, do nosso dia-a-dia, de amigos no café e não algo estranho e misterioso com o qual não temos nada a ver”, referiu Eugénia Magalhães.
Para a investigadora é fundamental ler os textos místicos, mesmo que “só um bocadinho”, para contactar com a atualidade do que escreveram e perceber que está relacionado com o quotidiano.
"A mística empurra-nos inevitavelmente para sermos inconformados com o que vivemos no dia-a-dia. Porque a mística é um discurso terrivelmente transparente e profundo”, referiu.
Eugénia Magalhães considera que as grandes figuras da história são as que “fazem uma grande reflexão sobre si próprias e sobre aquilo que as rodeia”.
“Não podemos dizer ‘eu acredito’ sem fazermos uma reflexão sobre nós próprios e o mundo que nos rodeia”, sublinhou, acrescentando que esse foi o grande legado de Teresa de Ávila.
“É uma mulher muito inconformada com o seu tempo. De uma grande fidelidade à Igreja, grande amor a Cristo e olha à sua volta e pensa no que tem de fazer”, afirmou Eugénia Magalhães.
Para a investigadora, a mística de Ávila viveu “tempos difíceis” e, diante de “algo que parecia estável”, resolve “descalçar-se e pôr-se a caminho”, porque “percebeu que o conformismo não leva a lado nenhum”.
Eugénia Magalhães, que estuda os místicos na investigação académica par ao doutoramento, considera Santa Teresa de Ávila uma mulher de ação, que a leva “às raízes do Evangelho” para “começar tudo de novo”, o que resultou na fundação de 17 conventos.
Santa Teresa de Ávila nasceu a 28 de março de 1515 e o V centenário de nascimento está a ser assinalado pelas congregações teresianas e carmelitas.
PR

Comentários