Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Papa Francisco recordou conclave em entrevista à Televisão

O Papa Francisco concedeu uma entrevista à televisão mexicana Televisa que foi publicada nesta sexta-feira dia 13 no segundo aniversário deste pontificado. Nessa entrevista o Papa Francisco falou sobre migrações e tráfico de drogas, reforma da Cúria e desafios do Sínodo sobre a Família. Em particular, destacamos o relato que o Santo Padre fez do conclave tendo considerado ter sido para ele uma surpresa a sua eleição:
“Os jornalistas diziam que eu era um ‘cabo eleitoral’, que indicaria alguém; e eu fiquei em paz. Começou a primeira votação, na terça-feira à noite, a segunda foi na quarta de manhã cedo e a terceira logo antes do almoço. As votações são um fenómeno interessante. Há sempre candidatos fortes, mas muitos não sabem em quem votar. Elegem-se seis ou sete nomes, que são os “votos-depósito”, provisórios. Eu tinha recebido alguns votos... (risos) ... “
“Depois do almoço, algo aconteceu. Na refeição, notei alguns sinais, raros. Perguntaram como estava de saúde, essas coisas... e quanto voltamos à tarde, a partida estava decidida. Nas duas votações seguintes, tudo acabou. Para mim também foi uma surpresa. Na primeira votação, depois do almoço, quando vi que a situação era irreversível, estava ao meu lado – e quero contar porque isto é amizade – o Cardeal Hummes, que para mim é um ‘grande’. Com a sua idade, é o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazónia.  E lá vai ele, de barco pelos rios, visitar as igrejas... Ele estava ao meu lado e já na metade da primeira votação da tarde dizia-me: “Não te preocupes, é obra do Espírito Santo”. Eu achava graça. Depois, na segunda votação, quando os votos somaram dois terços, veio o aplauso – como em todos os conclaves – e a contagem dos votos. Aí ele beijou-me e disse: “Não te esqueças dos pobres”. Isso ficou rodando na minha cabeça e foi o que me levou depois à escolha do nome Francisco.”
(RS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes inspirados em livros na Amazon Prime Vídeo

Corpo do Jornalista Carlos Heitor Cony deve ser cremado na terça-feira

Goethe e o Oriente