Pular para o conteúdo principal

Teilhard de Chardin: um depoimento Pessoal

domtotal.com

Por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger *

"E MUITO simples apresentar Teilhard de Chardin (1881 - 1955) a quem de NÃO o Conhece Essa Tarefa Não Tem nada de desafiadora:. Basta Que se Apresente como Grandes Linhas de Seu Pensamento, em that Pontos de SUAS Reflexões ELE foi original, e demonstrar Que consequencias TEM PARA O Nosso Mundo Nossa fé ea aceitação de um SUAS Teorias ". ASSIM começei uma palestra that dei Sobre o paleontólogo Famoso Francês Pará o "Núcleo Ciência, Cultura e Fé", Que se Reúne mensalmente Aqui em Salvador, nenhum Instituto Feminino da Bahia. Minha palestra, juntamente com OUTRAS Oito, were editadas num Livro Pela Professora Eliane S. Azevedo, coordenadora do referido Núcleo, com o Apoio da Academia de Ciências da Bahia.
Mais fazer that here sintetizar uma vida EO Pensamento Desse sacerdote Jesuíta, sigo uma Linha adotada na palestra a que me referi, lembrando de that Modo de ele influenciou minha vida e Meus Pensamentos.
Começei a ENTRAR em Contato com OS Escritos de Teilhard de Chardin when estudava Filosofia. Eram OS Primeiros ano da Década de sessenta do Século Passado. Como SUAS Obras Nao puderam SER ELE publicadas enquanto estava vivo, SOMENTE UM Reduzido grupo de Pessoas conhecia SUAS teses e Reflexões, Por Meio de Textos mimiografados. Apos a morte sua (1955), à Medida Que a Fundação Teilhard de Chardin difundia Livros SEUS, multiplicava-se o Número daqueles Que passaram a se debruçar Sobre SUAS teses e Teorias. É Verdade Que, Além de simpatizantes, em acelerado andamento Pouco ELE Passou a ter tambem contestadores. Muitos Pará, contudo, como ideias de Teilhard mostravam-se Originais: apresentavam Uma cosmovisão grande, num Mundo Fragmentado e em busca de Unidade. Teilhard começou um Ser visto Como hum Pesquisador de Deus não Movimento em universo.
É Preciso reconhecer that um NÃO Publicação de Obras SUAS AINDA em vida impediu that o proprio autor se explicasse Melhor, that completasse SUAS afirmações e Que, Diante de Críticas, corrigisse Alguns de SEUS Textos, that possibilitavam Diferentes Interpretações. É Preciso reconhecer also that O Pensamento de Teilhard apresenta lacunas e dificuldades. Na própria Igreja, Pouco a Pouco Teilhard Passou um entendido Ser Melhor. A Visão do evolucionismo Que ELE apresentava começou uma Como Ser Uma vista de teoria Compatível com a fé Cristã. Mais AINDA: SUA Visão do Ser Humano Como o ápice Consciente Dessa Evolução, um Ser Humano Que Caminha em Direção AO "Ponto Ômega", fez Com que muitos passassem a VE-lo Como Alguém que levava uma Visão cristológica de São Paulo como Ultimas consequencias : Cristo "nos fez conhecer o misterio" da Vontade do Pai ", Segundo o Designio benevolente that formou desde sempre em Cristo, Pará Realiza-lo na plenitude dos Tempos: reencabeçar Tudo em Cristo, Tudo O Que Existe nenhuma Céu e na terra" (Ef 1,9-10).
Como Grandes ideias de Teilhard de Chardin davam um MIM, Jovem estudante de Filosofia, Novas Perspectivas. QUANDO, ENTÃO, me debrucei Sobre o breve texto "A Missa Sobre o mundo" e Sobre o Livro "O Meio Divino", o Interesse POR Teilhard aumentou. 
Iniciada a Teologia, tambem na Década de sessenta, a Companhia do sacerdote Jesuita Francês era Constante Estudos em MEUS. Mais: MUITAS das Minhas Leituras e Estudos Feitos Eram soluçar uma ótica SUA. E bom Lembrar Que Meus Estudos Teológicos começaram em 1966, Dois meses apos o Concílio Vaticano Encerramento do II (1962-1965). Já na Época se comentava uma Influência do Pensamento de Teilhard de Chardin algumas EM passagens da Constituição Pastoral "Gaudium et Spes".
Sessenta ano Atrás, falecia Teilhard de Chardin. Com este meu testemumho, presto-LHE Uma humilde homenagem, Que É, na Verdade, Uma forma de LHE Dizer: Obrigado! Muito obrigado!
CNBB 16-11-2015
* Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger E arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil.

Comentários