Pular para o conteúdo principal

Venha a nós o vosso reino

 domtotal.com

O Reino de Jesus Cristo E o reino da Verdade, da Justiça, do amor e da paz.
Por Dom Alberto Taveira Corrêa *
Como multiplas convulsões Sociais, a Violência e como Guerras, Atentados, morte Implacável de inocentes, todos assuntos that Já nsa provocaram Reflexões e busca de Caminhos TEM causado grande perplexidade em Todo o Mundo. Ha poucos dias a França foi banhada em sangue, refletindo Os Subterrâneos de embates ideológicos e Religiosos, AO MESMO andamento em that verdadeiras hordas de migrantes, exilados e Refugiados encarnam hum Êxodo inimaginável há Pouco ritmo. Que Soluções oferecidas PODEM SER? E, AINDA Mais, qua uma RESPOSTA um Ser Oferecida POR Quem acredita em Jesus Cristo, Aquele Que Veio trazer uma paz e E, ELE MESMO, A Nossa paz? Sabemos Que ELE NÃO oferece uma paz Como o Mundo a procura e pretende oferecê-la. São tímidas, incertas e frágeis como tratativas diplomáticas Possíveis em Nosso tempo. Como respostas Dadas, com Mais dureza e Violência da parte de Quem é reconhecido Como Autoridade, revelam-se incapazes, justamente Porque uma Força utilizada suscita OUTRAS MUITAS Reações, that NÓS cristãos sabemos Serem inspiradas cabelo pai da mentira, Cujas Tentações continuam atraindo Grandes e Pequenos, Ricos e Pobres.
O relato da condenação de Jesus, nenhum Evangelho de São João (cf. Jo 18, 33-37) Traz hum intrigante Diálogo Entre Pilatos, o tribuno, e Jesus, preso e Amarrado, Coroado de Espinhos, ensanguentado. O ASSUNTO E o reino Daquele Que foi escorraçado Pela plebe, soldados e autoridades. Parece ridículo, MAS Jesus Cristo TEM a ousadia de Dizer-se rei, Numa Situação trágica, that beirava a morte, that efetivamente Veio horas DEPOIS. Não entanto, e Com Verdadeira majestade Que ELE SE Diz rei! O incómodo ficou POR Conta da covardia Daquele Que lavou como Mãos, incapaz de defender o Que LHE trazia Verdadeira crise interior. Há EntreTanto Uma Diferença fundamentais Entre o reino conhecido e participado POR Pilatos e Aquele Que ali se inaugurava, colorido de sangue. O de Jesus Não É reino Deste Mundo. ELE NÃO POSSUI Exércitos Armados parágrafo defensor SUAS Fronteiras e Propriedades. Todo o Evangelho no-lo Mostra apaixonado Pelo Reino, explicado de inúmeras Formas atraves de Gestos e Palavras. O Seu Reino E o reino da Verdade, da Justiça, do amor e da paz. 
Um raciocínio humano Bem PODE Levar-nsa a comparar OS muitos Reinos Que se edificaram na História, Estampados nsa Poderes Hoje existentes, com SEUS Pés de barro (cf. Dn 2, 31-35) Que OS Fazem ruir Mais Cedo UO Mais tarde, com o Reino de Deus, Cujo anseio de repete insistentemente em Nossa Oração do Pai Nosso diaria. Quem é Mais Poderoso? De que vale PEDIR o Reino de Deus, Poderes OS QUANDO DO MUNDO E Que estao controlando Tudo, AINDA Que nsa conduzam a hum Verdadeiro beco sem saída? Quais São como condições dos donos do Poder e do Dinheiro impasses parágrafo OS resolverem fazer hodierno ritmo? 
E realista e Ao MESMO ritmo doloroso constatar that OS Seculos Passados ​​eo Tempo Recente mostram Resultados OS fazer afastamento dos Valores fazer Evangelho. Não Se Trata de amaldiçoar ninguem, mas Parece Ressoar em NOSSOS Ouvidos A Palavra de NOSSOS pais, that recomendavam NÃO brincar com fogo! Brincamos com o Fogo do Ódio, da Violência, da Afirmação egoísta dos PROPRIOS DIREITOS e Espaços, julgamo-nsa proprietários da vida, ridicularizamos como Verdades sagradas, EO resultado ESTÁ aí!
Vamos Começar de Novo? Vamos buscar Caminhos Diferentes? Um em profundidade Solenidade de Cristo Rei provoca-nos. Começar de novo Significa ir Atrás dos Valores Esquecidos. ELES PODEM Chamar-se, Por Exemplo, Perdão e Reconciliação, Exercício da Misericórdia. QUANDO o Papa Francisco se inclina parágrafo lavar OS Pés dos Presos, uma Imagem corre o Mundo, deixando boquiabertos muitos marmanjos do Poder e do Dinheiro! QUANDO proclama Um Ano Santo, Jubileu da Misericórdia, convidando-SOE um Passar Pela Porta Santa de Nossas Catedrais e Santuários, indicando-nos o Roteiro Mais Simples that POSSA Existir, Feito de Peregrinação, Confissão, Comunhão, Oração, Prática da Caridade, NAS Obras de Misericórdia, Não inventou nada de novo, Além Do Que esta no Evangelho. Como Soluções PODEM Ser Mais fáceis fazer that pensamos!
Começar de novo Significa Tomar Iniciativas, criatividade, Visitar, dialogar Antes de estabelecer julgamentos, como buscar Razões do Outro, permitir that Ao Meu Lado Exista Gente que PENSA diferente, Construir pontes de Relacionamento. Há impasses Internacionais, Como OS grupos e Ideologias pretendentes à hegemonia, cuja Condição E um total de dos Destruição Outros, há o Poder do Dinheiro, com as negociatas secretas em that armas São igualmente vendidas parágrafo antagonistas de Todas as cores. Mais Perto de Nós, na propalada crise Política e Econômica em that Nos encontramos, o impasse se agrava e quanto Soluções distantes ficam, justamente Porque o reino, Que Não É o de Deus, Esta Dividido, Pelos Interesses indivíduos Ou de grupos that sobrepõem Ao Bem Comum. Como Fatias valem Mais do Que o proprio bolo! E that como Receitas São interesseiras e maldosas. MESMO Que pensem Ser ingenua Nossa proposal, Não Há Remédio sem Passar Pela Conversão Ao Reino de Deus ...! Preciso reaprender o E Pai Nosso e Dizer "Venha a nos o Vosso Reino!"
Alguns há anos, fui pároco chefes n'uma Cidade em that Os Dois Políticos do ERAM Inimigos figadais, AINDA that Filho e Filha, respectively, casados ​​fossem. Passadas as Eleições, amigos Eram Os Dois, passavam horas Jogando cartas e Trocando ideias, mas como Relações provincianas do Ambiente em that Viviam "pediam" briga nenhuma eleitoral Período. Parece brincadeira, mas os tais Situações se repetem Perto de Nós. Só that como inimizades se multiplicam, infelizmente, e alcançam Dimensões inimagináveis. De Roldão, joga-se cabelo ralo O Bem Comum ea Dignidade dos Mais Pobres. E o Mundo Parece Feitos de Meninos de rua Jogando pedras nsa Vizinhos. E o reino dos Dois Lados! Cresce, ENTÃO, o reino da mentira. Se sabemos Que Deus é o Senhor da História, ea vitória Será, Daquele a Quem Pertence a honra, o Poder ea Glória final, sabemos o also Quanto o tentador idade e suscita Intrigas em Nosso Mundo.
É de São João Paulo II forte Uma Palavra, pronunciada profeticamente não Inicio de Seu pontificado: "Não tenhais medo de Acolher Cristo e de aceitar o Seu Poder não, não tenhais medo Antes, procurai abrir, Melhor, escancarar como Portas de Cristo! ! Ao Seu Poder salvador abri OS confins dos Estados, OS Sistemas Econômicos Assim Como OS Políticos, Os vastos campos de cultura, de Civilização e de Progresso! de: Não tenhais medo! Cristo SABE Bem 'o Que É Que ESTÁ Dentro do Homem'. SOMENTE ELE SABE o! " E NÃO tenhamos receio de rezar o Pai Nosso, parágrafo Dizer com Mais Força AINDA: "santificado SEJA o Vosso nome, Venha a nos o Vosso Reino, SEJA Feita a Vossa Vontade, Assim na terra Como No Céu".
CNBB 20-11-2015
* Dom Alberto Taveira Corrêa E arcebispo de Belém do Pará (PA).

Comentários