Pular para o conteúdo principal

SHALOM PARTICIPA DO CONGRESSO EUCARÍSTICO INTERNACIONAL NAS FILIPINAS

congresso-eucaristico-internacional-2016-600x300
Um espelho da igreja asiática. Dessa forma, Dom José Palma, arcebispo de Cebu, cidade filipina que sedia o 51º Congresso Eucarístico Internacional, definiu o evento. É neste espelho que dois missionários da Comunidade Shalom, padre Cristiano Pinheiro e padre Aristóteles Alencar, desejam contemplar a face da Ásia, continente que ainda tem muito a ser evangelizado. O Congresso teve início no domingo (24) e segue até 31.
Com o tema “Cristo em vós, a esperança da glória”, o Congresso testemunha a comunhão da Igreja em torno da Eucaristia. Participam 20 cardeais, 50 bispos de outras nacionalidades e cerca de 100 bispos filipinos que se reúnem para a Assembleia Plenária da sua conferência episcopal.
envio-pe-cris-aris-filipinas_peq(1)
Padre Cristiano e padre Aristóteles
Padre Cristiano e padre Aristóteles são brasileiros e estão em missão, respectivamente, em Roma e em Utrecht (Holanda). Eles participam do Congresso como delegados da Comunidade Shalom. Depois do evento, passarão alguns dias em Manila, capital do país, em reuniões e encontros significativos em vista da presença e ação missionária do Shalom na Ásia.
Entre os religiosos presentes, estão o cardeal Tagle, arcebispo de Manila; cardeal Thimoty Dolan, arcebispo de Nova York; cardeal Gracias, arcebispo de Mumbai, na Índia; Dom Piero Marini, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais. Dom Marini foi mestre de cerimônias de João Paulo II por muitos anos. 57 países do mundo enviaram seus delegados, um total de 10 mil.
O evento é marcado pela intervenção de muitos pregadores, cardeais, bispos, sacerdotes e leigos, que testemunham a comunhão da Igreja em torno da Eucaristia, celebrada e adorada também em momentos “ápice” nos dias do Congresso.
padres com focolarinos
Os sacerdotes do Shalom foram acolhidos por membros dos Focolares em Manila. Entre eles, filipinos, coreanos, paquistaneses e tailandeses
Evangelizador
Os dois sacerdotes que representam a Comunidade Shalom partiram de Roma para as Filipinas no dia 25, festa da conversão de São Paulo, logo após celebrarem a Eucaristia na casa comunitária. Foi um envio missionário.

“O Apóstolo Paulo, de fato, foi o missionário da antiguidade cristã que percorreu mais quilômetros, na terra e no mar, para poder anunciar o Evangelho. É muito significativo que, à luz desta festa litúrgica, partamos também para tão longe de nossos países de origem e de missão, para contribuir com a difusão do Evangelho no mundo através do Carisma da Comunidade Shalom”, afirma padre Cristiano.
Mais que um dado histórico
A celebração da Eucaristia na espiritualidade Shalom é elemento central. Os membros da Comunidade são chamados, segundo seus Estatutos, a participarem diariamente da Missa. Certamente, o amor ao sacramento deve muito a um fato que é mais do que um dado histórico.
Foi durante um Congresso Eucarístico Internacional, em 9 de julho de 1980, em Fortaleza (CE), que o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, teve seu primeiro encontro com o Papa João Paulo II. Moysés era um estudante de 20 anos de idade. Na ocasião, durante o ofertório da missa, ele entregou ao pontífice um presente: uma carta na qual comprometia e ofertava sua vida e juventude pela evangelização de homens e mulheres, especialmente os jovens, distantes de Cristo e da Igreja. Dois anos depois, sob aquela bênção, nasceria a Comunidade Shalom.
Emanuel Sales

Fonte: Site da Comunidade Shalom

Comentários